Marco Aurélio Filho elogia convocação de profissionais de saúde

O anúncio da convocação de 116 profissionais para a Atenção Básica em Saúde do município, feito pela Prefeitura no último sábado (12), rendeu elogios na Câmara Municipal durante a reunião plenária desta segunda-feira (14). Na tribuna do plenário, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) exaltou a gestão do prefeito João Campos (PSB) e disse que o chefe do Executivo atende a um pleito da sociedade e do Poder Legislativo.

Em seu discurso, o parlamentar lembrou que a melhoria dos quadros profissionais da Saúde pelo chamamento de candidatos aprovados em concursos públicos era uma das principais demandas do setor. De acordo com ele, a questão foi um dos temas recorrentes das discussões da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, criada na Câmara do Recife para analisar a resposta à pandemia.

“Escutamos vários setores. O que mais nos chamou a atenção foi a necessidade de convocação de novos profissionais, o chamamento dos concursados. E o que vemos no início deste ano é que o Recife, que já se tornou referência nacional no plano de imunização, tem procurado ampliar os seus quadros profissionais. Mais uma vez, esta Casa foi escutada pelo Poder Executivo”, disse Marco Aurélio Filho.

O vereador ressaltou que as 116 convocações anunciadas no sábado não são o único gesto da Prefeitura no sentido da estruturação do quadro de pessoal na Saúde. “Em janeiro, foram 81 profissionais para o SAMU e 63 profissionais para a atenção básica. E o prefeito já anunciou, inclusive, a previsão de 152 técnicos de enfermagem e 71 enfermeiros”, contabilizou. “Não é fácil ser gestor em um momento desafiador como este. O que temos visto é que o prefeito, junto com a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e todo o seu estafe, tem feito o impossível para mostrar serviço”.

Homenagem ao Rei do Brega – O aniversário do falecido cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega, foi outro tema abordado por Marco Aurélio Filho na tribuna. Na ocasião, ele lembrou a aprovação da lei nº 18.807/21, de sua autoria, que declara o Movimento Brega como um patrimônio cultural imaterial do município.

“Hoje é um dia de festa, em que estaríamos comemorando os 79 anos do nosso Rei do Brega, Reginaldo Rossi. Vocês sabem do nosso compromisso com a cultura popular e com o movimento brega”, afirmou. “Utilizo esta tribuna para agradecer à sensibilidade de vocês, meus pares, por aprovarem o movimento brega como patrimônio. E também ao prefeito João Campos e ao secretário de cultura, Ricardo Mello, por compreenderem que, agora, além de o brega estar no seu lugar de direito, construiremos juntos políticas públicas para o setor”.

Em 14.02.2022