Marco Aurélio Filho relembra sugestões para prevenir incidentes causados pelas chuvas

Na reunião Ordinária desta terça-feira (22), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) relembrou algumas sugestões propostas por ele, através de requerimentos, que objetivam evitar possíveis desastres comumente causados pelas chuvas na cidade. Na Câmara do Recife, o parlamentar lamentou a tragédia ocorrida em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, com 178 mortes causadas pelas chuvas que devastaram a cidade no último dia 15.

O vereador ressaltou que a tragédia do Rio de Janeiro serve como alerta para o Recife. "O que vimos na tragédia de Petrópolis serve de alerta para uma cidade como a nossa, onde 78% dos recifenses vivem em área de encosta e área de morro. A gente precisa construir essas políticas públicas que realmente cheguem junto dessas pessoas. Desde o ano passado tenho acompanhado o intenso trabalho do Cel Cassio Sinomar, responsável pela Defesa Civil da cidade e todo o monitoramento e trabalho que ele tem feito de prevenção sobre essas áreas. Quando chega no momento de chuva, nós, que temos relações com essas comunidades, sabemos o quão aflitos ficam esses recifenses". 

De acordo com Marco Aurélio Filho, em 6 de agosto de 2021 foi aprovado um requerimento que reconhece o trabalho de pesquisadores e alunos da UFPE. "O requerimento de número 7689/2021 reconhece o trabalho deles, que conseguiram fazer um sistema para que, na captação de chuva, não houvesse deslizamento das encostas no Recife. Também aprovamos o requerimento 9128/2021, com indicação à secretária Marília Dantas para que esse sistema pudesse ser estudado e colaborar na construção de políticas públicas da cidade".

"Agora, temos a oportunidade de aprovar o requerimento 1384/2022 para criação de um programa da Prefeitura chamado 'O Rio Começa Aqui'. Nada mais é do que conscientizar as pessoas e buscar a Prefeitura para que ela possa fazer dispositivos de captação de resíduos sólidos nas galerias fluviais da cidade. Esse tipo de trabalho serve como auxílio para que possamos evitar grandes desastres na cidade, como aconteceu em Petrópolis. Serve de alerta para todos os municípios, principalmente para uma cidade como a nossa", afirmou.

Na ocasião, o parlamentar agradeceu as felicitações pelo seu aniversário, que aconteceu no último domingo (20), e pediu um minuto de silêncio em respeito aos acontecimentos em Petrópolis.

Em 22.02.2022