Osmar Ricardo condena invasão de igreja feita por vereador de Curitiba

O vereador Osmar Ricardo (PT) afirmou que não corrobora com o vereador Renato Freitas, de Curitiba, membro de seu partido, que no último sábado teria liderado uma invasão à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na capital do Paraná. Osmar Ricardo fez a declaração durante discussão do requerimento de número 683/2022, de autoria do vereador Renato Antunes (PSC), que propôs voto de repúdio ao parlamentar curitibano. “Podemos oficializar um pedido, ao Partido dos Trabalhadores, para ver a possibilidade de punição daquele parlamentar”, disse. Ele também leu uma nota oficial do PT isentando-se da responsabilidade da invasão ao templo católico.

O requerimento de Renato Antunes foi amplamente debatido na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (8), quando também foi aprovado. Osmar Ricardo, que apoiou o voto de repúdio, lembrou que “com certeza, o ato covarde terá outras reações nos demais estados”. Ele leu a nota oficial do PT negando que o partido tenha participado do ato. “A nota diz que o Partido dos Trabalhadores é um defensor histórico da liberdade religiosa e que reconhece, na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a sua aliada no combate ao discurso de ódio e de intolerância”. Ele acrescentou que os membros do PT no Recife também rejeitam a atitude do vereador de Curitiba. “Nós todos somos defensores do direito legítimo de culto”.

Apesar da leitura da nota do PT, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que pediu um aparte a Osmar Ricardo, afirmou que o partido não deveria se limitar apenas ao discurso e à condenação da atitude do seu filiado, mas mostrar na prática que não concorda com o que ocorreu. Ela disse que foi muito grave a atitude do vereador Renato Freitas, que teria liderado um ato ocorrido durante missa, em Curitiba. E que, na ocasião, os fiéis católicos foram interrompidos por militantes partidários que portavam bandeiras do PT e do PCB. “Sabemos que os manifestantes teriam como liderança o vereador Renato Freitas”.

Já o vereador Osmar Ricardo observou que, por causa das repercussões negativas em todo o País, o curitibano negou que tenha liderado a invasão. “De toda forma, reconheço que o certo seria que os manifestantes não tivessem entrado na igreja. Se queriam realizar uma manifestação, esperassem pelo fim da missa, ainda assim, fora da igreja”, disse.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos), em seguida, elogiou Osmar Ricardo, que apoiou o voto de repúdio proposto por Renato Antunes. “Entendo que o senhor nobremente defende o seu partido, mas é um fato que o vereador de Curitiba entrou na igreja, com manifestantes, empunhando bandeiras petistas e do PCB. Ele, assim, agrediu os participantes chamando a todos de fascistas, criminosos e assassinos. Ao longo da história da Bíblia, lemos que os ataques aos cristãos não são uma exceção, mas sim uma regra. Todo cristão é perseguido. Esperamos que o PT  advirta, ou puna, ou seu vereador. Assim, de fato, o partido vai mostrar que não comunga com essa atitude. O repúdio às agressões de culto deve ser uma pauta de todos nós”.


Em 08.02.2022.