Osmar Ricardo fala de testagem contra covid-19 e aumento de servidores

Dois assuntos foram abordados pelo vereador Osmar Ricardo (PT), em discursos proferidos na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (8). O primeiro foi a necessidade de se promover novas testagens para detecção da covid-19 nos servidores públicos municipais após o carnaval. O segundo assunto, rever a proposta de aumento salarial para o funcionalismo, por parte do Poder Executivo, já enviado para análise dos vereadores.

No primeiro tema, Osmar Ricardo lembrou que o prefeito João Campos já disponibilizou um espaço na Escola Municipal Reitor João Alfredo, localizada na Ilha do Leite, exclusivamente para a testagem em massa dos servidores da educação. “Mas é preciso que esta testagem seja ampliada para todos os outros servidores e também que ela seja repetida após o carnaval, pois os servidores continuarão trabalhando para atender à população do Recife”. Segundo o vereador, existem cerca de 32 mil funcionários municipais no Recife.

Durante a reunião, ele apresentou e aprovou o requerimento de número 561/2022, indicando ao prefeito João Campos para que estabeleça uma política de testagens para trabalhadores públicos objetivando monitorar o contágio, evitar o adoecimento dos profissionais e a paralisação dos serviços ofertados à população. O requerimento pede também que se retome o rodízio nas secretárias e autarquias bem como o trabalho remoto, quando possível, sem prejuízo dos vencimentos de servidores, entre outras medidas.

“É preciso ampliar essa testagem em massa porque o servidor é quem permite um bom serviço ao cidadão. Além disso, o que dá resultado negativo hoje pode ser o contrário daqui a pouco. Essa é a minha preocupação, pois os casos de gripe e de covid-10 continuam crescendo a cada dia”, disse.

No segundo assunto abordado em seu discurso, Osmar Ricardo pediu que haja diálogo dos líderes da bancada de Governo, vereadores Samuel Salazar (MDB), líder, e Rinaldo Júnior (PSB), vice-líder, com a bancada de oposição, da qual faz parte, no sentido de se debater a matéria encaminhada pelo Poder Executivo que visa a dar aumento aos servidores municipais. “Estive vendo a proposta e ela fala que a remuneração dos servidores seja reajustada em 1.5%  sobre o salário, mas que também atenda a uma tabela que prevê até 2.5% de reajuste”.

Para o vereador, a proposta não é clara e, por causa dessa característica, os servidores municipais correm sérios riscos de terem os seus salários ainda mais achatados. “Essa tabela pode comprometer o aumento real dos salários. Precisamos de um entendimento com o secretário de Administração, Bruno Carneiro, para definirmos de que forma essa mudança será aplicada. O risco que os servidores correm é de que os seus salários diminuam em vez de aumentar”, alertou.

 

 

Em 08.02.2022.