Ana Lúcia denuncia atraso no pagamento do salário de merendeiras
De acordo com a vereadora, o pagamento atrasado deste mês será dividido. "Isso é condição análoga à escravidão. Hoje, 14 de março, ainda estão sem os créditos de passagens dos seus cartões para se deslocar às unidades de ensino. Em relação ao salário, a empresa mandou comunicar que amanhã [dia 15] deposita 50%, e no dia 16, mais 50%. Parcelando salário. Salário é direito. Qual a explicação que a RC Nutri, prestadora de serviço da Prefeitura, tem para dar às trabalhadoras?", questionou.
"Já são 17 cestas básicas que já estão sem receber desde o ano passado e o salário sempre é pago em atraso com mais de 11 dias. Onde está o Ministério Público do Trabalho? A Procuradoria Jurídica da Prefeitura, que não rescinde esse contrato? Sabe quem está sofrendo? As trabalhadoras. Mulheres, negras, brancas, héteros, LGBTs, que estão sem condições de dar alimentação com dignidade mínima a seus filhos e filhas", salientou a vereadora.
Um outro assunto abordado no pronunciamento da vereadora Ana Lúcia diz respeito ao projeto de lei número 62/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Recife o “Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política Contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e Periféricas”. A medida estava na pauta, mas não foi votada nesta segunda-feira por falta de quórum e deve voltar nesta terça..
Ana Lúcia disse que votará contrário à matéria porque a considera excludente, já que não inclui todas as mulheres e, sim, alguns grupos. Ela também reclamou que os movimentos que lutam pelas causas das mulheres excluem algumas mulheres. "Eles mais nos separam do que nos juntam. Onde estão as mulheres como eu, que apesar de sermos brancas e héteros, também sofremos violência política? Eu me sinto excluída e por esse motivo darei meu voto não", disse.
Em 14.03.2022