Ana Lúcia destaca voto de repúdio para Arthur do Val

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o voto de repúdio, de sua autoria, em relação "às declarações ofensivas e desrespeitosas feitas pelo deputado Arthur do Val (Podemos/SP), às mulheres ucranianas". O assunto foi tema do pronunciamento da parlamentar, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (7).

“Não podíamos deixar de fazer um voto de repúdio porque os áudios que vazaram do deputado são, no mínimo, cruéis, desumanos e desrespeitosos. Não tem ninguém que não fique estarrecido. São famílias dizimadas, em busca de sobrevivência. Pergunto se ele não teria outra atividade para fazer como parlamentar, em sua cidade”. As declarações foram feitas pelo deputado paulista durante viagem à Ucrânia, cujo objetivo declarado por ele era o de oferecer ajuda humanitária  a refugiados após a invasão da Rússia ao país.

Ana Lúcia considerou as falas de Arthur do Val vergonhosas. “Ele encaminha áudios dizendo que “mulheres são fáceis, porque são pobres”. É um homem desrespeitoso e foi fazer turismo sexual. A atitude desse deputado é vergonhosa. É importante as casas legislativas se posicionem. Quando você externa áudios como esses, então significa que é um sentimento que está dentro dele. Que ele aprenda com isso e que saiba que nós, mulheres, somos fortes, valentes, guerreiras e precisamos muito de políticas públicas para nos tirar dessa condição”.

No aparte, a vereadora Liana Cirne (PT) apoiou a iniciativa de Ana Lúcia e enfatizou que os áudios do deputado paulista são violentos. “Gostaria de parabenizar pela iniciativa parlamentar. Na semana passada estávamos aqui na Casa trabalhado e o que aquele parlamentar faz é abandonar o seu Estado, e tratar de uma guerra que tão pouco entende. As ucranianas estão em uma situação dramática e ele as transformou em objetos sexuais. Uma fala machista, elitista e nos causa indignação. Essa equiparação que ele faz é absurdamente violenta e asquerosa”.    

Em 07.03.2022