Ana Lúcia solicita inclusão na pauta de projeto de Memorial Virtual das Vítimas de Covid-19

Instituir um Memorial Virtual em homenagem às vítimas de covid-19 no município do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 74/2021, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que se encontra em tramitação na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta terça-feira (22), a parlamentar solicitou que a matéria fosse incluída em pauta para ser votada pelo conjunto dos vereadores – e, assim, ficar mais próxima de entrar em vigor. “É importante que tenhamos registrado nos anais da história tudo o que aconteceu durante esta pandemia”, defendeu.

Caso seja aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito o Memorial contará com dados estatísticos, informações sobre o desenvolvimento e os efeitos da pandemia no Recife, fotografias e vídeos das vítimas, testemunhos de familiares, e orientações sobre a prevenção à infecção pelo coronavírus.

Em seu discurso, Ana Lúcia destacou a história de uma das vítimas da doença: a médica Rosa Maria Papaléo, a primeira a falecer em decorrência da covid-19 em Pernambuco. “No exercício da profissão, muitas mulheres perderam a batalha contra o vírus, sendo infectadas e vítimas fatais dessa doença. São filhas, esposas, avós, irmãs, primas e mães que se depararam com a pandemia de 2020 e tiveram as suas vidas interrompidas”, contou. “A médica anestesiologista dra. Rosa, com 65 anos trabalhava na linha de frente do hospital São Marcos. Quando a pandemia estourou, diversos médicos foram convocados para cuidar de pacientes. Ela fazia parte do grupo de risco, mas disse que não ficaria em casa”.

De acordo com a vereadora, o projeto de lei nº 78/2021 já venceu todos os trâmites iniciais da Casa de José Mariano, necessitando agora ser levado ao plenário para votação. “Ele já está com os pareceres prontos e é preciso que coloquemos o projeto em pauta para termos registradas todas as vítimas de covid-19”.

Em 22.03.2022