Câmara aprova votos de aplauso a instituições ligadas aos direitos das mulheres

A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (1º), sete requerimentos de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL) que concede votos de aplauso a instituições que apoiam causas relativas aos direitos da mulheres. Na ocasião, a parlamentar subiu à tribuna para dar destaque às homenagens, que são relativas ao Dia Internacional da Mulher, e para defender a continuidade da luta por direitos nesse campo.

Os aplausos foram direcionados às entidades Grupo Curumim, Movimento Olga Benário, Casa da Mulher do Nordeste, Coletivo Filhas do Vento, SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, e Escritório de Defesa da Mulher.

Ao plenário, Portela argumentou que ainda há muito o que avançar e que as mulheres são as maiores vítimas não só de desigualdades de gênero, mas de desequilíbrios sociais de todo tipo. “É uma realidade da nossa cidade. As mulheres com os maiores números de desemprego são as mulheres negras, periféricas e de baixa escolaridade. Infelizmente, essa é a cara do desemprego, da pobreza, da miséria e da fome no nosso País e na nossa cidade. A gente vive na capital mais desigual do País e são justamente as mulheres as maiores vítimas da alta concentração de renda existente no nosso município. Há insuficiência de políticas públicas para sanar desigualdades”.

A vereadora frisou a importância das pautas feministas para a redução de disparidades. “Em pleno século XXI, o feminismo não deveria nem existir. Milhares de mulheres e meninas não têm o direito de ir e vir, que é uma garantia constitucional, porque não se sentem seguras. Vários desses institutos auxiliam mulheres vítimas de violência. E a violência só cresce. Atuo na luta feminista há mais de 20 anos e não consigo contar quantas vezes acompanhei mulheres à delegacia”.

Em 01.03.2022