Câmara celebra Mês de Luta das Mulheres
Em seu discurso, Cida Pedrosa não deixou de abordar os desafios que as mulheres ainda enfrentam para garantir igualdade para ocupar espaços. “Somos a maioria da população. Mesmo assim, somos absolutamente subrepresentadas em todos os espaços. Nós só somos 15% da Câmara dos Deputados. Somos sete, de 39, nesta Casa. Quando você vai para o espaço das ciências exatas, vê que esse é um lugar quase inteiramente ocupado por homens. Quando você vai nos cargos de direção das grandes empresas, vê que esse é um espaço muito ocupado por homens. Precisamos, de verdade, refletir sobre isso”.
A parlamentar também tratou da necessidade de períodos como como o dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, bem como o Mês de Luta das Mulheres, que marcam a necessidade de avanço nas pautas da igualdade. “Enquanto uma de nós sofrer violência e for para a rua com medo de ser assediada, não temos democracia, não temos igualdade, não temos a possibilidade de construir um projeto de felicidade. Você não pode construir um projeto de felicidade enquanto a maioria da população ainda vive em situação de subalternidade. E você não pode construir projeto de felicidade algum enquanto se tem, inclusive, uma diferença enorme entre as mulheres. Se todas nós sofremos, as mulheres negras, periféricas e LBTQIA+ sofrem mais”.
Após a entrega dos títulos honoríficos pela vereadora, uma das homenageadas – a cantora Isabela Moraes – realizou uma apresentação musical no plenário da Casa. Em seguida, outra homenageada, a chef Carmem Virgínia, proferiu um discurso na tribuna representando as demais.
Gastrônoma, pesquisadora, escritora e Mulher Embaixadora do Turismo na Cidade do Recife, Carmem Virgínia falou sobre espiritualidade, cooperação entre mulheres e o impacto, na sua trajetória, de mulheres como a sua avó, dona Edna, e a gastróloga Ana Cláudia Frazão, também homenageada nesta quinta-feira. “Nem sempre a gente deve aceitar uma homenagem. Eu só estou aqui porque a trajetória política e como mulher de Cida é tão importante quanto a minha e a de vocês. Eu estou aqui ao lado de mulheres incríveis e estou em frente à mulher que me orientou dentro da cozinha brasileira – Ana Cláudia Frazão foi minha professora. É por dona Edna, é por mim, é por todos os meus ancestrais, todas as mulheres que me fizeram, porque eu não fui criada por homens”.
Segunda vice-presidente da Câmara do Recife, a vereadora Ana Lúcia saudou a iniciativa de Cida Pedrosa e fez um elogio à bancada feminina do Poder Legislativo municipal. “Esta Casa tem crescido muito nesta Legislatura. São sete mulheres, cada uma do seu jeito, mas com toda a força dando o seu melhor para fazer o que foi delegado a elas por outras mulheres”.
Homenageadas da reunião solene alusiva ao Mês de Luta das Mulheres:
Aline Sales
Ana Cláudia Frazão
Analice Rocha
Andrea Cantarelli
Andressa D’Ávila
Anita Presbítero
Avani Santana
Bárbara Collier
Bete Bento
Bete dos Santos
Mãe Beth de Oxum
Bianca Stella Azevedo Barroso
Dona Carmem Virgínia
Catarina Gonçalves
Célia Santos
Daniela Mello
Dora Campos
Dorilma Neves
Edivânia Domingos
Fabiana Pirro
Fátima Siqueira
Flávia Suassuna
Gabriela Dias
Georgia Alves
Isabela Moraes
Janaína Nanai
Jennifer Mendes
Joanah Flor
Lisléa Saraiva (Dona Léa)
Lourdes Barbosa
Lucilene do Norte Araújo
Lu Mattos
Nadja Farias
Priscila Lins
Rosário Andrade
Silvana Buarque
Silvana Meireles
Sônia Bierbard
Ste Vilela
Sue Ramos
Em 17.03.2022