Cida Pedrosa discute e aprova três requerimentos

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu e aprovou três requerimentos de sua autoria na reunião plenária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma híbrida, na manhã desta segunda-feira (14). “Apresentamos estes requerimentos como congraçamento àquelas e àqueles que mudam a vida das pessoas. Eles e elas mudam através da luta contra a violência, contra o feminicídio, assim como mudam ao subir num palco para apresentar a sua arte”.

O primeiro requerimento debatido foi o de número 2368/2022, que concedeu voto de aplausos e congratulações à Brigada Maria da Penha pelo trabalho realizado em prol das mulheres recifenses. “Quando fui Secretária da Mulher do Recife, criei a brigada, que acompanha a mulher vítima de violência, com medidas protetivas. As brigadistas visitam a casa das mulheres ameaçadas, rondam a área, vão às escolas onde essa mulher tenha filhos estudando, fazem visitas locais, protegem a mulher”, disse.

Cida Pedrosa justificou que estava apresentando este requerimento na passagem do dia em que se lembra o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco. “Dos 20 mil casos de mulheres vítimas de violência, acompanhados pelo Centro Clarice Lispector, nunca uma mulher foi morta. Isso prova que se houver um trabalho de prevenção, muitas deixarão de morrer por conta de violência de gênero”.

O segundo requerimento debatido e aprovado foi o de número 2373/2022, através do qual a vereadora concede voto de aplausos e congratulações a Dione Pereira, primeira mulher subcomandante da Guarda Municipal do Recife. “Conheci Dione, que foi uma das primeiras brigadistas da Maria da Penha. É uma mulher negra, silenciosa e tímida, mas arrojada e forte, determinada em suas funções”.

A vereadora lembrou que Dione Pereira agora é subcomandante da Guarda Municipal, e que sua função exige que ela “vença a batalha cotidiana de comandar um grupamento que tem cerca de 1.500 pessoas e, entre essas, apenas 230 são mulheres”.

Por fim, ela debateu o de número 2410/2022, também aprovado. O requerimento propõe voto de aplausos e congratulações à produtora cultural Rosemary de Lemos Sabino e ao cantor, compositor e instrumentista Juliano Holanda, pela realização da Mostra Reverbo, bem como aos cantores e compositores participantes “desta importante movimentação da cadeia produtiva da música autoral na cidade do Recife”.

A parlamentar disse que atualmente há um grupo de artistas da cena musical que está movimentando Pernambuco e o Brasil. “Pernambuco tem hoje uma das cenas culturais mais importantes do Brasil e parte dessa turma se reúne no Projeto Reverbo, com mais de 30 jovens com trabalhos autorais”.  Ela citou os nomes de 31 artistas, para os quais disse que o voto de aplauso é extensivo a todos e todas. “Pernambuco tem hoje uma das cenas de músicas mais criativas do Brasil”.


Em 14.03.2022.