Comissão de Educação aprova Semana Municipal de Combate ao Retinoblastoma

Considerada a mais grave das doenças oftalmológicas infantis, o retinoblastoma é pouco conhecido pelos recifenses. Mas isso pode mudar: uma proposta que visa a conscientizar para os riscos desse tipo raro de câncer ocular está mais próximo de se tornar lei. O projeto de lei nº 48/2022 foi analisado nesta terça-feira (15) pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife, presidida pela autora da proposta, a vereadora Ana Lúcia. O relatório pela aprovação, acatado pelo grupo, foi elaborado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).

Caso venha a ser sancionado, o projeto vai instituir a “Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Retinoblastoma” no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, a ser celebrada na semana do dia 18 de setembro de cada ano. O evento terá como objetivos prestar informações, estimular pesquisas e ações educativas, e promover campanhas para a identificação precoce da doença.

Ao dar seu parecer sobre o projeto, Cida Pedrosa destacou a relevância de ações educativas para enfermidades como o retinoblastoma. “Todas as vezes que estamos diante de uma mazela de saúde rara, é extremamente importante que tenhamos um dia ou semana para que as pessoas conheçam”.

Ana Lúcia lembrou que o teste do reflexo vermelho, conhecido como teste do olhinho, identifica o retinoblastoma precocemente e é de realização obrigatória nas maternidades. “É, de fato, uma doença rara e da qual não se fala tanto, embora haja uma lei nacional que obriga as maternidades a fazerem o teste. Eu conheci um local específico que tem uma ala grande de crianças acometidas por esse tipo de câncer, acolhendo crianças do Nordeste todo. Se houver um cuidado, uma prevenção eles serão poupados de perderem o olho”.

Também participou da reunião o vereador Hélio Guabiraba (PSB). Juntos, eles discutiram e acataram os pareceres pela aprovação a 19 projetos de lei e a dois projetos de decreto legislativo. Foram distribuídos, na ocasião, outros 13 projetos de lei e dois projetos de decreto legislativo aos relatores para a emissão de pareceres.

Vagas nas escolas municipais – Ao fim do encontro, a presidente Ana Lúcia convidou os vereadores e a sociedade a participarem de uma reunião pública que será realizada na Câmara pela Comissão de Educação, a respeito da ampliação de vagas na rede pública municipal de ensino. O debate vai acontecer de forma híbrida, pela internet e no plenarinho da Casa de José Mariano, no dia 24 de março, às 15h. “Convido os vereadores que têm se destacado com relação à educação para participar. Convidamos autoridades no assunto, mas é importante também que a gente ouça famílias, comunidades, os estudantes, para sairmos com encaminhamentos que possam levar a Secretaria de Educação a tomar medidas”.

Em 15.03.2022