Dani Portela enfatiza votos de aplauso para sete instituições que lutam pelos direitos das mulheres
“A gente merece aplaudir as mulheres que há muitos anos resistem em luta. Para mim, o feminismo é uma revolução. Uma revolução de coletivos, de movimentos, de organizações e que não somente nesse Dia Internacional de Luta das Mulheres, mas, cotidianamente, a principal luta do feminismo é por direitos iguais. Por igualdades de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. É demais querer isso?”, indagou.
Dani Portela trouxe números à tribuna sobre violência contra as mulheres, destacou ser primordial a luta pela igualdade e reforçou a importância das entidades. “Em pleno século XXI trago dados que são muito tristes. A gente vive em uma país que registra mais de 180 estupros por dia. A cada 8 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. Apesar dessas estatísticas, nós, mulheres, somos 15% de parlamentares nas casas legislativas. O nosso número é menor do que no Afeganistão, lá é quase o dobro do nosso país. Essa é a realidade. Se forem negras, a representação é 2,7%. Por isso, precisamos reiterar e aplaudir todos esses coletivos e mulheres que estão aqui por uma sociedade mais justa e igualitária, para isso é preciso que sejam feministas, antirracistas e populares”.
Ao final, a vereadora citou o evento Ato Unificado, que ocorrerá nesta terça-feira (8), a partir das 15h, no parque Treze de Maio. “O tema do Ato Unificado é ‘Pela Vida de todas as Mulheres. Abaixo o bolsonarismo’. Reforço a chamada para estarem hoje à tarde nas ruas conosco e gritar contra esse governo genocida, que todos os dias combina de nos matar. Mas, como diria Conceição Evaristo: nós combinamos de não morrer”.
Em 08.03.2022