Dani Portela exalta o 8 de março

Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (8), as vereadoras compuseram a Mesa dos trabalhos em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A vereadora Dani Portela (PSOL), em seu discurso, salientou estar muito feliz “por uma Mesa composta por mulheres" e defendeu a luta "por mais mulheres em vários espaços, no Executivo, Legislativo, Judiciário, cargos de chefia, seja onde elas estiverem”.

A parlamentar classificou o 8 de Março como uma data de luta e ressaltou a importância da igualdade de gênero. “É um dia de luta onde muitas recebem flores, chocolates, mas o que a gente quer ganhar não são presentes, mas um dia marcado por uma luta internacional, por justiça e igualdade, um mundo mais justo e igualitário. Somos a maioria da população: mais de 50% da população do país e mais de 54% em Pernambuco. Entretanto, somos minoria em espaços como esses. E se forem negras, esse número é muito inferior, ou seja, existe uma sub-representação. O feminismo que defendemos é popular, que organiza mulheres da classe trabalhadora, negra, interseccional, por condições de trabalho ideais, e que luta pelas mulheres LGBTQIA+ e a nossa pluralidade precisa ser respeitada em toda a sociedade”.

Ao finalizar suas palavras, Dani Portela disse que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vem retirando direitos das mulheres e enalteceu o poder das mulheres unidas. “Ontem falei sobre o deputado paulista Mamãe Falei, e Bolsonaro disse que a fala do deputado foi absurda. Esse mesmo presidente que disse que a filha foi uma fraquejada e que uma deputada eleita merecia ser estuprada. Digo para o pior presidente para as vidas das mulheres; que retira dinheiro de políticas públicas de enfrentamento à violência; de causas das mulheres com HIV e Aids, que, por seu conservadorismo, não debate o livre direito de decidir: A nossa escolha depende de cada uma de nós, nós viemos para ocupar e não daremos um passo atrás. Somos muitas e estamos juntas”.

Em 08.03.2022