Dia da Mulher é celebrado no plenário da Câmara
A vereadora Ana Lúcia dirigiu-se à tribuna e confessou que era um evento muito esperado, diante das restrições impostas pela pandemia do coronavírus. “Esse momento foi guardado há mais de dois anos, na verdade, porque desde quando iniciamos o primeiro mandato pensamos em ter uma Casa cheia de mulheres diversas, como somos, para a homenagem no mês de março. Diversas nas suas ocupações, aptidões, escolhas, anseios, mas todas com sua essência. Estou muito emocionada porque esta tarde tem muitas mulheres, e, em cada uma, vejo um pedaço de mim. Todas têm uma história impactante, uma luta dentro delas e não pedem arrego. Colocam para si que a luta é delas”.
Citando uma parte das mulheres que estava acompanhando o evento no plenário, Ana Lúcia enfatizou o trabalho de cada uma, ressaltando as suas qualidades. “Tenho uma mãe aqui, que chegou na escola Osvaldo Lima Filho, com sua filha trissômica, Zemili Kasala. Ela fez questão de estudar com a filha porque a inclusão é ainda um desafio dentro das escolas públicas do nosso Estado. Essa mãe disse que se era para ter inclusão, que ia junto para garantir o direito da filha. Também está nessa Casa uma auxiliar de serviços gerais, mãe, negra, a Aninha, como gosto de chamá-la, que cuida de cada criança de uma escola com um sorriso sempre, todos os dias. Nem parece que tem um dia mau na vida. Tenho um outro exemplo de uma mulher que superou uma doença fatal, um câncer, mas disse que ia vencer e iria ajudar outras mulheres que enfrentam o câncer de mama, Sandra Motta".
A parlamentar continuou recordando nomes femininos que fizeram história na Bíblia como Sarah, Raabe, Débora e Rute. “Sem pré-julgamentos, pois elas foram felizes porque assim escolheram. E continuam inspirando até hoje. Sarah, esposa de Abraão, uma pessoa forte e escolheu ficar ao lado do seu marido o tempo todo, morando em tendas para o resto da vida. A Raabe, é outro exemplo. Imaginem ser uma prostituta e livrar dois espiões hebreus de serem mortos porque eles tinham uma missão. Ela os livrou e livrou toda a sua família da morte. Quero trazer à memória também a grande profetisa, Débora, que durante o tempo em que Israel não teve rei, ela convocou e animou o Exército, e Israel durante 40 anos teve paz. Encerro com Rute, que mesmo não sendo da mesma religião da sua sogra, disse: aonde tu fores, eu irei".
Após as palavras da parlamentar, o saxofonista David Paiva fez uma apresentação musical. As mulheres homenageadas foram citadas nominalmente por Joyce Quirino, caracterizada com a personagem Maria Nordestina. A mesa da solenidade foi composta pela Promotora da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Ministério Público de Pernambuco, Geovana Belfort; a Jornalista Meiry Lanunce; a Digital Influencer, Bruna Pinheiro; a Cônsul dos EUA no Recife, Jéssica Simon a Subcomandante da Guarda do Recife, Dione Pereira.
Igualdade de gênero - A jornalista Meiry Lanunce salientou a importância da igualdade de gênero na sociedade, e comentou enxergar a pessoa como pessoa. “A gente se sente, como mulher, muito feliz, mas como ser humano ainda mais. Costumo dizer que não separo por gênero, não visualizo F ou M nos documentos e acredito que, depois de tudo, o que a gente vivenciou hoje à tarde, discurso da vereadora e exposição de todas essas mulheres importantes, a gente precisa seguir dessa forma. Acredito na igualdade de gênero e estou aqui justamente por isso. Acredito que mulher ou homem não tem que ser melhor ou pior. A gente já tem uma herança muito grande de segregação e separação e a gente não precisa mais seguir com isso daqui para frente, essa herança ficou para atrás”.
A jornalista também falou da necessidade do investimento na base, na educação e nas crianças. “A gente tem que investir na base, e que base é essa? nossos filhos, os filhos dos nossos filhos e os filhos dos filhos dos nossos filhos. A gente faz isso investindo na educação, na escola, nas políticas públicas, nas ONGs, nos programas sociais e na coletividade”.
E lembrou dos tempos mais sombrios que as mulheres já vivenciaram. “A sociedade tem uma dívida muito grande com a gente. Por muitos e muitos anos a gente viveu sob as sombras, depois passou a ter direito ao voto, função executiva, uma lei Maria da Penha, visibilidade. É claro que quando a gente olha para as estatísticas e vê a violência doméstica atingindo patamares astronômicos a gente se revolta, quer justiça e pede justiça, mas precisamos ser justo com todos”.
Reconhecimento internacional - Por sua vez, a cônsul dos Estados Unidos no Brasil, Jéssica Simon, comentou que desde 2020 tem tido encontros com brasileiras incríveis. “Desde que eu cheguei aqui como Cônsul Geral, em setembro de 2020, tenho me reunido com muitas mulheres brasileiras incríveis. Mulheres que comandam grandes empresas, grandes defensoras dos direitos humanos, mulheres que preparam uma futura geração de jovens brasileiras e governam as suas cidades, como a senhora vereadora”.
Simon ressaltou que o governo do seu País reconhece a importância das mulheres. “O governo dos Estados Unidos se esforça para reconhecer essas contribuições. Nos últimos três anos o Consulado tem oferecido um prêmio chamado 'Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença'. Sinto-me muito feliz hoje compartilhando esse reconhecimento com vocês, mas também sendo modelo para a minha filha que tem 8 anos, e faz pouco tempo que perguntei o que ela queria ser quando mais velha, e ela falou que quer ser cônsul geral”.
Aumento da união feminina - Ao final da solenidade, a presidente da Mesa dos trabalhos, vereadora Natália de Menudo, parabenizou todas as mulheres presentes e mencionou a liberdade feminina. “Vou parabenizar a vereadora Professora Ana Lúcia pela iniciativa, parabenizar todas as mulheres que estão aqui na Mesa, a todas as homenageadas e a todas aqui presente. Sabemos que ainda vivemos em um mundo bastante machista onde o feminicídio faz parte do nosso cotidiano e do nosso dia a dia. O feminicídio causado por homens que são incapazes de aceitar que a mulher é livre e carrega dentro de si o desejo de ser protagonista da sua própria vida. Mas cada vez mais a nossa união vem crescendo, independente de religião, cor, orientação sexual”. Ela enalteceu, ainda, os outros depoimentos ouvidos na solenidade. “Quantas histórias lindas a gente ouviu aqui nesta tarde? Cada uma com seus desafios, suas lutas, suas guerras internas. Que possamos cada vez mais nos unir e lutarmos pelo nosso lugar dentro da sociedade”, finalizou a parlamentar.
Relação das homenageadas
Local de atuação - mulher homenageada:
1 - AADI AUXILIAR INFANTIL - ALÍRIA THAISA COSTA
2 - AAEE OSWALDO LIMA - ANA PAULA AGUIAR
3 - GUARDA MUNICIPAL DA CMR - ANA PAULA DA SILVA
4 - CONSELHEIRA TUTELAR - ANA PAULA OLIVEIRA
5 - CONSELHO DE MÚSICA DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE - ANDRESSA D’ÁVILLA
6 - ENFERMEIRA - ANDREZA SOUZA
7 - ASSOCIAÇÃO AFETO - ANGELA LIRA
8 - BALÉ POPULAR DO RECIFE -ANGÉLICA MADUREIRA
9 - DESIGNER DE UNHAS - ANNY CAROLINE COSTA
10 - EDUCADORA FÍSICA - ANNY YANESY DO NASCIMENTO
11 - CANTORA E MULTI - INSTRUMENTISTA BIA VILLA-CHAN
12 - DIGITAL INFLUENCER - BRUNA PINHEIRO
13 - PROMOTORA DO CAOP MEIO AMBIENTE - CHRISTIANE ROBERTA GOMES
14 – ESCRITORA E JORNALISTA -CLAUDIA MONTES
15 – CEO DA UBUNTU - DAYSE RODRIGUES
16 – SUBINSPETORA DA GUARDA MUNICIPAL DO RECIFE - DIONE PEREIRA
17 – AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - ELIANE NASCIMENTO
18 – EMPREENDEDORAS DO RAMO HAIR STYLIST - ERICA CONSUELO GOMES, JULYANA CARINA GOMES E MANUELA SILVA DE OLIVEIRA
19 – PROMOTORA DA VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER DO MPPE - GEOVANA BELFORT
20 - CHEFE DA DPCA - GISELE PEREIRA
21 - ESTUDANTE E VENCEDORA DO CONCURSO PROMOVIDO PELA NASA - ISADORA VASCONCELOS
22 - CHEFE DO NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO DE TRÁFICO DE PESSOAS - GEANE AGUIAR
23 - CÔNSUL DOS EUA NO RECIFE - JESSICA SIMON
24 - EX-PARAPLÉGICA, PALESTRANTE E POLICIAL CIVIL DE PERNAMBUCO - MARIA EUGÊNIA BISPO
25 - JORNALISTA E PALESTRANTE - MEIRY LANUNCE
26 - PROFESSORA GANHADORA DO PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10 - MIRTES RAMOS
27 - CANTORA E COMPOSITORA - NENA QUEIROGA
28 - GESTORA EDUCACIONA - PATRÍCIA REIS
29 – ARQUITETA - RENATA MARTINS
30 – RECEPCIONISTA - ROSEMARY VIEIRA DO NASCIMENTO
31 - PROFESSORA DE PSICOLOGIA DA UFPE - ROSINHA BARBOSA
32 - FUNDADORA DO ABC DA MAMA - SANDRA MOTTA
33 - LIDERANÇA FEMININA EVANGÉLICA - SUELY BRÍGIDO
34 - LIDERANÇA FEMININA EVANGÉLICA - SUELY CLARO
35 - COSTUREIRA - TEREZA CRISTINA BEZERRA DOS SANTOS
36 - DONA DE CASA - VERA LÚCIA TELES
37 -EMPRESÁRIA E ESTETICISTA - ZEMILE KASALA
38 - REPRESENTANTE SECRETARIA DA MULHER - JANAÍNA GRANJA
39 - REPRESENTANTE DO COMITÊ DE RELAÇÕES ESTUDANTIS - ESTEPHANNYE VILELA
Em 25.03.2022