Doduel Varela pede concurso público e armamento para a guarda municipal

O vereador Doduel Varela (PSL) pediu a realização de concurso público para aumentar o efetivo da guarda municipal e também fez a defesa do uso de arma de fogo, pela categoria, em discurso realizado na reunião plenária híbrida que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta terça-feira (1º). “Peço, como agente da guarda municipal que já fui, durante 17 anos, que tenhamos mais empatia por essa categoria. E que o prefeito João Campos direcione o seu olhar para esses bravos servidores públicos”, disse.

O parlamentar observou que o guarda municipal “não é apenas um agente que protege o patrimônio público, ou os espaços públicos como as praças, como algumas pessoas insistem em dizer Não podemos tratar o guarda como se assim fosse”. Por isso, ele entende que o guarda civil municipal precisa trabalhar armado, uma vez que tem atribuições que levam à garantia da segurança pública.  “Precisamos de ações que resultem em melhoria para a categoria e que também servirão para uma melhor prestação de serviço ao povo do Recife. O armamento é imprescindível para o fortalecimento da guarda”.

Doduel Varela iniciou o seu discurso falando da situação da insegurança pública nas ruas do Recife, quando aproveitou para lembrar que ele mesmo dedicou 30 anos de sua vida a esse serviço. “Desses 30 anos, 17 foram dedicados à guarda municipal. Eu saía de casa para trabalhar sem saber se voltava para rever minha esposa e minha filha. No exercício profissional, eu não tinha como me defender nas ruas. Como estava desarmado, eu sentia na pele o que era a falta de segurança”, afirmou.

Acrescentou que, agora, na condição de vereador do Recife, está “do lado estratégico da questão”. Por isso, estava fazendo apelo para que fossem realizados novos concursos públicos para aumentar o efetivo dessa categoria, e que a dotasse de “um melhor aparelhamento para o exercício da função”.

Em 01.03.2022.