Fred Ferreira questiona destinação de recursos arrecadados com multas

Para onde vai o dinheiro proveniente das multas aplicadas pela Prefeitura nos infratores das leis de trânsito? O questionamento fez parte de um discurso proferido nesta segunda-feira (21), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, pelo vereador Fred Ferreira (PSC). Segundo o parlamentar, falta transparência ao Executivo municipal no que diz respeito ao uso desses recursos.

Ferreira explicou que seu discurso teve como motivação a instalação de novos equipamentos de monitoramento que, de acordo com ele, vão entrar em operação na capital. “Vão começar a funcionar, a partir de hoje, mais 11 câmeras para multar os carros da nossa cidade. O Recife não aguenta mais. Teve um aumento de quase 40% do ano passado para este ano. Para onde está indo esse dinheiro? Já fiz um pedido de informação para saber onde a Prefeitura utiliza”.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê que as multas deverão ser aplicadas apenas em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. Para Fred Ferreira, no entanto, os recursos deveriam ser direcionados para políticas que estruturem o tráfego de forma mais ampla. “Era para ser usado em novas ciclovias, novas estruturas, novos modais. E a gente não vê isso”.

Em defesa da oposição – Comentários feitos pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), da base do governo, em alusão ao líder da oposição – o vereador Renato Antunes (PSC) – também integraram o discurso de Ferreira desta segunda-feira. Antunes havia criticado a política de recomposição salarial da Prefeitura para os professores da rede. “O vereador que me antecedeu veio falar do meu colega, dizendo que ele não conhece das estruturas sindicais. Ele pode falar do que quiser, tem o direito. Mas não pode falar do conhecimento das pessoas. O vereador Renato é um cara sério, que trabalha pelo povo do Recife. Quero parabenizar ao vereador Renato por sua postura”.

Em 21.03.2022