Hélio Guabiraba diz que se sente orgulhoso pela bancada feminina
A Mesa Diretora da reunião plenária foi composta pela bancada feminina, sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que ocupa o cargo de segunda vice-presidente na Câmara Municipal. O vereador Hélio Guabiraba fez questão de citar o nome de cada uma das parlamentares da bancada, além de Ana Lúcia: vereadoras Dani Portela (PSOL), Natália de Menudo (PSB), Andreza de Romero (PP), Michele Collins (PP), Lina Cirne (PT) e Cida Pedrosa (PCdoB). “Faço esta homenagem mais do que merecida a essas colegas e a este dia dedicado a elas. A data é importante para que todos os homens do Planeta façam reflexão sobre a importância das mulheres”, disse.
Hélio Guabiraba ressaltou que as mulheres sempre foram prioridade em seu mandato. Lembrou que já em seu primeiro discurso, como vereador da Câmara Municipal do Recife, em 2017, destacou a importância feminina na luta política e fez a defesa dos “direitos das mulheres pelos direitos civis, sociais e trabalhistas”. Ressaltou ainda que, na ocasião, chegou a falar da necessidade de haver mais espaços para as mulheres na política e que chegou a citar o nome da então vereadora Aline Mariano como exemplo de mulher no parlamento. “Eu disse a ela que esta Casa legislativa poderia ter 19 homens e 20 mulheres”.
O vereador disse que, antes mesmo de ser vereador, como líder comunitário, já fazia a defesa dos direitos da mulher. “Eu sempre tive uma atuação de reconhecer o papel das mulheres nas lutas diárias, no orçamento participativo, nas questões do trabalhador. Continuo fazendo o mesmo”. Ele citou que, através de sua atuação como vereador do Recife, projetos de lei foram aprovados e viraram leis municipais que favorecem as mulheres. Um exemplo, afirmou, é o que obriga a distribuição de absolvente nas escolas públicas municipais do Recife, para combater a pobreza menstrual. “O projeto de lei se transformou no Programa Círculo de Cuidado, da Prefeitura do Recife”.
Ele também sublinhou que a lei municipal 18.523, de 19 outubro de 2018, foi originada a partir de um projeto de lei de sua autoria. A lei tem como objetivo alertar a população para o alto número de crimes e de incomodação de mulheres nos coletivos do Recife. Hélio Guabiraba lembrou, ainda, que foi relator do projeto de lei que prevê que bares, restaurante e casas noturnas adotem medidas para acolher mulheres que se sintam vulneráveis nesses estabelecimentos.
08.03.2022.