Júnior Tércio critica “indústria de multas” e aprova requerimento

O vereador Júnior Tércio (Podemos) discutiu e aprovou o requerimento de número 2542/2022, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para providenciar melhorias no trânsito do Recife. “No último domingo, os jornais locais disseram que o Recife tem o pior trânsito das capitais. Quando cai uma chuvinha, a cidade para. Qualquer chuvinha é um transtorno. Precisamos sentir na prática o que é o plano de retomada do trânsito que a presidência da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos do Recife (CTTU) fala”, disse, na reunião plenária realizada de forma híbrida, na manhã desta terça-feira (15), pela Câmara Municipal do Recife.

Para o vereador, é preciso se tomar “providências sobre o trânsito, pois o Recife tem um trânsito ruim, mas ao mesmo tempo esta cidade é a indústria das multas”. De acordo com ele, “para todos os lados onde nos viramos tem um pardal”. Pardal é um equipamento de fiscalização do trânsito. “Quando fui candidato, eu me comprometi em combater essa indústria”. Ele aproveitou para fazer um histórico de multas e assegurou que em 2019 houve um aumento de 40% na arrecadação das multas de trânsito no Recife. “É muita multa. Se pelo menos tivesse um resultado da aplicação dessas multas no trânsito, na mobilidade. Mas, não tem. Como membro da Comissão de Mobilidade Urbana, peço um plano eficiente”.

O vereador Alcides Cardoso (sem partido) pediu um aparte e criticou a direção da CTTU por ter colocado, segundo disse, um sinal de trânsito após o viaduto da Avenida João de Barros, que cruza a Avenida Agamenon Magalhães. “Há outro viaduto que fica localizado cem metros depois. Isso trava o trânsito no bairro do Espinheiro. Ninguém consegue sair”. Ele acrescentou que tem informações dizendo que as multas de trânsito entre 2016 a 2019 subiram a arrecadação de multas em até 400%. “Além disso, no fim de 2021, as pessoas receberam multas que foram registradas de 2019 para cá, sem direito a defesa”. Ele também afirmou que nos primeiro 45 dias deste ano, a Prefeitura do Recife quintuplicou a quantidade de multas enviadas pelos correios.

O vereador Renato Antunes (PSC) também falou. “Esse termo indústria da multa parece pesado, mas a CTTU é a única empresa pública que dá lucro, por causa das multas”. Ele disse que tem o hábito de ler o Diário Oficial, que traz edições extraordinárias com notificações de multas. “Essas edições extraordinárias já estão no número 27 e cada uma traz em torno de seis mil multas. É só multiplicar 27 por seis e se tem o número de multas em edição extraordinária. Não sou contra a punição às infrações. O que sou contra é esse dinheiro não ser repassado para o trânsito ou para aplicação em educação no trânsito. Não vemos melhoria qualitativa no trânsito”.


Em 15.03.2022.