Liana Cirne defende homenagens a entidades de defesa das mulheres
Em seu discurso, Cirne não deixou de criticar termos usados pelo vereador Júnior Tércio (Podemos) na ocasião para se posicionar contrariamente a movimentos feministas e aos votos de aplauso. A vereadora também fez comentários a respeito de opiniões expressas no plenário e defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS). “Mas de algumas coisas eu gostei muito, pela sinceridade. Gostei da sinceridade de dizer que é contra quem defende o SUS. Eu fico curiosa, porque os eleitores são usuários do SUS. Os eleitores precisam do SUS e de investimentos públicos nele. Precisam de tempos menores de marcação de consulta e de mais médicos atendendo”.
Questões envolvendo direitos reprodutivos e acesso ao aborto foram pontos centrais da discussão. Ao mencionar o tema, Liana Cirne disse que ele não deveria ser utilizado com fins eleitorais. “Tem gente que acha que as mulheres querem sair fazendo aborto por aí. Só que é mentira. Muitas são arrastadas pelo braço pelos amantes. Não vamos admitir que um tema sério como esse seja tratado com hipocrisia”.
Em um aparte, Cida Pedrosa se dirigiu à colega para lembrar o lançamento, na semana passada, de uma aliança de mandatos de vereadoras feministas na Câmara do Recife. “Quero dizer do quanto eu sou orgulhosa por dividir uma Legislatura com Vossa Excelência, Dani Portela (PSOL) e outras mulheres aqui nesta Casa. Vossa Excelência lançou, na terça-feira passada, aqui no plenário, a bancada feminista. Estou aqui para convidar as outras vereadoras que comunguem com as nossas pautas. Entendemos que o corpo é direito da mulher. Entendemos o corpo da mulher dentro dos direitos reprodutivos. E entendemos que a população das mulheres lésbicas e trans fazem parte da nossa história de vida”.
Em 07.03.2022