Marco Aurélio Filho comenta expectativa de retomada de grandes eventos

As expectativas de relaxamento das medidas de contenção da covid-19 e o impacto dessa flexibilização na retomada de grandes eventos foram o tema de um discurso proferido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) nesta terça-feira (15). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, o parlamentar subiu à tribuna da Casa para tratar de uma revisão das medidas preventivas que será anunciada pelo Governo de Pernambuco, o que deve abrir caminho para o planejamento dos próximos festejos juninos da capital.

Marco Aurélio Filho é o presidente da Comissão Especial da Câmara que discutiu, no ano passado, a retomada dos grandes eventos no Recife. “Tivemos um compromisso, na Comissão, de que quando o mapa estivesse todo verde nós iríamos retomar esse debate. Hoje, o Governo do Estado irá anunciar novas flexibilizações e estamos na expectativa para que a gente possa avançar ainda mais e os grandes eventos possam ser retomados. Esta Casa e a Comissão estiveram sempre ao lado desses trabalhadores”, comentou o parlamentar.

O vereador afirmou que o debate sobre o São João vai ser tratado em uma audiência pública que deve ocorrer em breve. “Iremos discutir, sem dúvidas, o maior São João da cidade do Recife. Queremos ajudar a Prefeitura a realizar uma grande festividade, um grande ciclo junino. Inclusive, queremos sugerir a descentralização desse polo de São João para que possamos ocupar o Recife Antigo, que hoje é uma das prioridades da gestão. Imaginem, por exemplo, poder fazer um festival de quadrilha no Cais da Alfândega e um grande forro pé-de-serra na praça do Arsenal. Isso é ocupar o centro como ele, de fato, deve ser ocupado”.

Marco Aurélio Filho não deixou de fazer uma defesa da suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em locais abertos, já adotada em outras cidades brasileiras. “Pelo menos 14 capitais já abandonaram ou marcaram a data para abandonar a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em locais abertos. Estamos entusiasmados para que o nosso governador possa tomar a atitude acertada de liberar as máscaras, sempre ouvindo a segurança da saúde, que é quem permeia todo esse debate”.

Cultura e economia – A escolha do Recife como “cidade da música” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no ano passado também foi mencionada pelo vereador na ocasião. De acordo com ele, o título é uma oportunidade para movimentar o cenário cultural recifense. “Recife foi intitulado pela Unesco como Cidade Criativa da Música. Nesse sentido, também estamos propondo que a Prefeitura possa realizar no segundo semestre um Festival Recife Cidade da Música, nos moldes do Festival de Verão de Salvador. Dessa forma, iremos contemplar toda a cadeia artística, cultural e econômica da cidade”.

O investimento na cadeia cultural se justifica também pelos retornos financeiros gerados, acrescentou Marco Aurélio Filho. “No Carnaval de 2020, por exemplo, foram arrecadados R$ 2,3 bilhões. Quando falamos de festividade, estamos falando de muitas famílias que sobrevivem desse setor”.

Em 15.03.2022