Mesa diretora da Câmara Municipal do Recife é exclusivamente composta por mulheres no Dia Internacional da Mulher

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8) toda a Mesa Diretora dos trabalhos da Câmara Municipal do Recife, para conduzir a reunião plenária, foi formada por mulheres. O presidente da Casa, Romerinho Jatobá (PSB), pelo segundo ano consecutivo, passou a condução das atividades para a 2ª vice-presidente, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), sendo secretariada por Natália de Menudo (PSB). Logo após a leitura da ata, Romerinho convidou também as parlamentares Liana Cirne (PT), Cida Pedrosa (PCdoB) e Dani Portela (PSOL), para que toda a Mesa fosse formada exclusivamente por mulheres.

“Este é um gesto simbólico, para que possamos nos lembrar das pautas da população feminina do Recife. Criamos na Câmara do Recife a Procuradoria da Mulher para intensificar a participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades da Casa, além de fiscalizar o Executivo e estimular a participação das mulheres na política”, afirmou Romerinho Jatobá, que presenteou as integrantes da Mesa com girassóis.

A vereadora Ana Lúcia agradeceu o gesto do presidente e de toda Comissão Executiva da Casa e presidiu a reunião plenária, que teve debates e votações importantes. Aliás, além de uma pauta extensa de votação de requerimentos e projetos de lei elaborados pelos vereadores, nesta terça-feira, foram aprovados quatro projetos de lei do Executivo. Dentre eles, o de número 06/2022, que dispõe sobre o Auxílio Municipal Emergencial  -  AME Carnaval do Recife 2022, destinado à concessão de benefício financeiro aos comerciantes informais e catadores de materiais recicláveis que atuaram no Carnaval da cidade.

Durante a reunião, também foram realizados vários discursos, por vereadoras e vereadores, em alusão à data. “Nossa luta é por um mundo mais justo e igualitário. Somos maioria da população: 51% no país e 54% em Pernambuco. Mas existe uma sub-representação política, pois as mulheres ainda são minoria em Casas legislativas e nos espaços de poder”, afirmou Dani Portela.

Em 08.03.2022