Natália de Menudo parabeniza Poder Executivo pela autoria do PLE número 07/2022

A vereadora Natália de Menudo (PSB) parabenizou o Poder Executivo pela autoria do projeto de lei número 07/2022, que foi votado e aprovado na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (22). O PLE institui e disciplina o auxílio municipal denominado “Cria Esperança”, destinado a beneficiar órfãos e órfãs vítimas do feminicídio.

“O feminicídio é um tema de extrema importância, que precisamos estar sempre debatendo. Sei que para muita gente esse é apenas um mimimi de feminista, ou conversa para boi dormir. Mas é, sim, um problemas sério que as mulheres enfrentam”, disse. Natália de Menudo avaliou que as ações da gestão do PSB têm criado uma nova realidade no município no que diz respeito às políticas de prevenção e combate à violência contra a mulher.

“O feminicídio está presente no nosso cotidiano. Ele ocorre porque muitos homens não aceitam que a mulher seja livre; ocorre, muitas vezes, porque uma mulher acaba o relacionamento e o homem não aceita; também ocorre quando ela quer usar uma roupa que se sente mais bonita e ele não permite; ou, ainda, quando a mulher busca a realização pessoal nos estudos ou apenas quando ela quer ser uma pessoa livre”, disse a vereadora.

Ela argumentou que, no entanto, o motivo principal das mortes por feminicídio é apenas um: “É quando os homens são incapazes de aceitar a mulher livre e quer apenas como ele determina. É quando não permite que ela seja protagonista de sua vida”. Natália de Menudo disse que, sexta-feira, foi surpreendida por um telefonema de uma mulher que lhe pedia ajuda. “Ela estava trancada dentro de casa com os filhos, pois o marido a ameaçou dizendo que a mataria caso ela saísse’.

De acordo com a vereadora, as mulheres optam por ficar com os maridos ou voltam para eles, apesar do perigo de serem mortas, porque elas não têm com quem deixar os filhos, caso se separem. “As mulheres pensam mais nos filhos. Por isso, quero deixar uma reflexão: seremos livres numa sociedade machista, que mata os sonhos das mulheres?”.


Em 22.03.2022.