Osmar Ricardo diz que Bolsonaro causa destruição “por onde passa”
De acordo com o parlamentar, o presidente da República fez o anúncio do lançamento da pedra fundamental para a Escola de Sargentos de Armas em Aldeia e a obra pode destruir uma área de até 150 hectares de Mata Atlântica. “Se a escola for construída, vai destruir com pelo menos 20 espécies de animais e plantas que já se encontram ameaçadas de extinção. Sem contar que vai colocar em risco a segurança hídrica de uma área hidromineral que abastece várias cidades. A Região Metropolitana do Recife depende da conservação da Área de Proteção Ambiental Aldeia/Beberibe”.
O outro destaque que o vereador apresentou em seu discurso, criticando o presidente Bolsonaro, foi o que chamou de “ataque à história e ao meio ambiente”. Segundo o vereador Osmar Ricardo, o presidente estaria promovendo destruições ao propor mudanças nas regras para construção de imóveis no Arquipélago de Fernando de Noronha. “Existe uma portaria, através do qual ele afrouxa as regras de construção de casa, aumentando a permissão da área para até 400 metros quadrados. Essa determinação mexe com todo o arquipélago, pois ele interfere na zona urbana que é de de proteção ambiental”
Segundo o vereador, o Governo de Pernambuco, que é responsável pela administração direta do Arquipélago, “cumpre com as responsabilidades constitucionais” e observa todas as regras de construção. “Quando o presidente, se valendo de sua autoridade, quer afrouxar essas regras, permite que se comece a devastação de matas, com o aumento de áreas de imóveis. Mas o governador disse que entrará com uma ação judicial contra o Governo Federal, que quer interferir. É isso que Bolsonaro sabe fazer: ele tira os direitos do cidadão e ainda quer acabar com a natureza e com a história do povo pernambucano”.
Em 29.03.2022.