Renato Antunes ressalta ações do Governo Federal

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (22), o vereador Renato Antunes (PSC) destacou algumas ações do Governo Federal, como a redução do Imposto de Produtos Industrializados (IPI). "Essa redução, de certa forma, traz benefícios, sobretudo no momento de crise que estamos vivendo. Eletrodomésticos da linha branca como geladeira, fogão, automóvel e incentivo à indústria nacional foram itens que tiveram redução no imposto", afirmou.

O parlamentar salientou que o Brasil vive uma crise econômica, política e inflacionária alta, por isso, o governo precisa tomar atitudes. "Ele deve aliviar a carga tributária, deixar de arrecadar mais e distribuir. O que foi feito no Governo Federal e quero trazer à memória e apelar também para a sensibilidade do governador Paulo Câmara. É que o Governo Federal abriu mão dos recursos com a redução do IPI e deixou de arrecadar R$ 20 bilhões. Dinheiro é importante porque gera serviço, mas quando se abre mão de impostos, você está beneficiando pequenos comerciantes, a indústria brasileira que, apesar de toda a crise, já se fala em reindustrialização do Brasil", contou. 

Renato Antunes comparou a redução do etanol anunciada pelo Executivo nacional e a arrecadação com o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) do Estado. "Enquanto o Governo Federal anunciou, há um mês, a redução desses custos e ontem anunciou a redução do etanol, que significa a gasolina um pouco mais barata na bomba, o que Paulo Câmara está fazendo para aliviar o bolso do cidadão pernambucano? Só de IPVA são R$ 160 milhões a mais gerados em comparação ao ano passado, e olhe que estamos saindo de uma crise. Faço um apelo ao governador e ao secretário da Fazenda, Décio Padilha, que tem mantido o Estado com um bom cofre mantendo as estruturas, mas fazemos um apelo que se tenha menos estrutura e mais povo", pediu. 

Em aparte, o vereador Rinaldo Junior (PSB) defendeu a gestão estadual e falou sobre a redução do IPI. "É importante essa redução, ela gera economia, o consumo aumenta e a indústria emprega, mas isso foi criado no governo Lula e que coragem vossa excelência tem de dizer que o governo Bolsonaro quer a recuperação da economia. Falar isso na atual conjuntura com 10% da inflação, 11,6% de desemprego no País, uma retirada de investimento em setores críticos da nossa economia, retirada de direito na assistência social. Pernambuco foi um dos poucos Estados que não tivemos atraso no pagamento do servidor e nem obra parada. O Programa Retomada tem beneficiado centenas de empresários e trabalhadores". 

Em 22.03.2022