Renato Antunes ressalta legitimidade da greve dos professores
“São 39 dias que os professores da cidade do Recife esperam que o prefeito saiam da omissão. São 39 dias que o Governo Federal já sinalizou 33,24% para os professores, e o que se vê é a Prefeitura do Recife desconectada com a realidade da sala de aula. Não estão pedindo algo ilegítimo, mas o que está na lei”, contextualizou Antunes.
O parlamentar criticou, ainda, a tentativa do Poder Executivo de fazer com que a greve fosse declarada ilegal pela Justiça. “A Prefeitura teve a coragem de judicializar contra o direito de greve dos professores. Também sou servidor público e o direito à greve é constitucional, embora seja o último recurso. Ilegal é a ação dele ao não cumprir o pagamento do piso. O despacho da Justiça foi que a greve é legítima. O que se vê hoje no Recife, com as escolas fechadas, não é porque os professores estão em greve. É porque o prefeito João Campos não paga o piso dos professores”.
Renato Antunes não deixou de ressaltar o papel da Câmara no processo de negociação e disse que o município tem recursos para cumprir a lei do piso nacional. “A mesa de negociação só foi aberta graças à intermediação desta Casa, porque os 39 vereadores aprovaram de forma unânime requerimento de minha autoria e da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) exigindo que o prefeito pague o piso. Não podemos aceitar que mais de 50 cidades de Pernambuco pague o piso e a cidade que tem mais recursos em conta, com R$ 6 bilhões de orçamento, dizer que não tem direito para pagar professores”.
Em 14.03.2022