Rinaldo Junior destaca projeto que sugere novo Selo do Idoso livre de conteúdo pejorativo

O projeto de lei nº 291/2021, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), foi aprovado em segunda votação no plenário da Câmara Municipal do Recife. A proposta pretende tornar obrigatório o uso de símbolo identificador da pessoa idosa, livre de conteúdo depreciativo e pejorativo, em todos os locais e serviços que priorizam o atendimento do idoso no Recife. O autor da proposição ressaltou, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (8), que a matéria foi fruto de uma escuta realizada com o Conselho do Idoso do Recife. O projeto segue para sanção do prefeito João Campos.

“Gostaria de dizer da minha felicidade pelo projeto que a Casa  aprova. Existem símbolos que identificam os idosos e um é depreciativo: um idoso encurvado, com dor nas costas, portando uma bengala. Esse selo tem como objetivo o de dar a preferência ao povo idoso e me incomodava muito. E hoje isso vai mudar no Recife com um novo símbolo desses jovens que têm muita vida pela frente”.

No aparte, a vereadora Liana Cirne (PT) parabenizou Rinaldo Junior pela proposição e ressaltou a grande produtividade dos idosos. “Quero parabenizá-lo pelo projeto de lei muito importante à pessoa idosa que é estigmatizada. Esses símbolos depreciativos não dialogam com a pessoa idosa hoje, o que elas precisam é ter direitos, atividades e mercado de trabalho. Inclusive, com a reforma da previdência, o idoso precisa trabalhar até a sua aposentadoria. Temos exemplos como a honra de ter Vera Baroni em nosso gabinete, ela é muito ativa. Sou filha de uma ativista pelos diretos da pessoa idosa. Minha mãe tem 72 anos. E uma audiência pública que fizemos com a temática foi muito produtiva e saímos com dezenas de requerimentos”.    

Em 08.02.2022