Solene destaca 75 anos do Sesc Pernambuco

O SESC- Serviço Social do Comércio trabalha para ampliar e qualificar o acesso à educação, saúde, cultura, lazer e assistência do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares, bem como da população em geral. Em Pernambuco, o órgão iniciou sua função social em 5 de março de 1947 na Rua Nova, coração do Recife, e completa 75 anos em 2022. Em comemoração, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma reunião solene na Câmara, nesta segunda-feira (7). O primeiro-secretário, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu o evento.

"No meu livro Solo para Vialejo eu digo: “Da cor da Cidade que dormia; Da cor da Cidade que se via; Da cor da Cidade que se pensava. E eu acrescento: Da cor da Cidade que se construía. Assim eu vejo o Sesc em Pernambuco. Um lugar onde as cidades são pensadas e construídas. Um lugar onde se trabalha e se faz poesia, portanto, vejo o Sesc  como um lugar de todas e todos, para todas e todos. Agora, em 2022, nesta Câmara Municipal do Recife, comemoramos os 75 anos da cena da origem: “Qual cisne branco que em noite de lua; Vai deslizando num lago azul; O meu navio também flutua; Nos verdes mares de norte a sul. Outra vez eu recorro ao meu livro, encontro outro paralelo, assim como Solo para Vialejo, o Sesc transita do litoral ao sertão, do mar às montanhas”, disse a vereadora Cida Pedrosa.

Segundo ela, Pernambuco conta com 24 Unidades Operacionais da entidade. “O Sesc materializa sua presença por meio das unidades de Santo Amaro, Santa Rita, Casa Amarela, Restaurante do Sesc no Shopping RioMar, todas em Recife e em São Lourenço da Mata e Piedade/Jaboatão dos Guararapes. Na Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão se faz presente em Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Surubim, Belo Jardim, Buíque, Bodocó, Araripina, Floresta, Pesqueira, Goiana, Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios (CPC) Garanhuns e Banco de Alimentos”.

A parlamentar disse que o Sesc Pernambuco foi o primeiro do Brasil a trabalhar com políticas de assistência para a pessoa idosa, na Unidade do Sesc Casa Amarela, no Recife, representando uma política de Direito, Cidadania e Educação dos Sentidos. As unidades, segundo Cida Pedrosa, são territórios de vivências e de experimentação. Ambientes para as práticas de mediação cultural,  fruição e formação estética, processos em arte-educação, desenvolvimento físico e esportivo, práticas de lazer integrado, alimentação de qualidade e educação integral. “O bom mesmo é viver e conviver no cotidiano das suas Unidades Executivas. Agradeço a todas e todos aqui presentes e digo: Viva o Sesc Pernambuco em seus 75 anos de trabalho!”. 

Após as palavras da vereadora, um vídeo foi exibido em homenagem ao Sesc Pernambuco com depoimentos do governador do estado, Paulo Câmara, e da vice-governadora, Luciana Santos. A mesa da solenidade foi composta pelo secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux, e pela secretária de Trabalho e Qualificação Profissional,  Adriana Rocha.

Bernardo Peixoto, presidente do Sesc Pernambuco, ocupou a tribuna e detalhou as obras que estão em andamento na instituição. “O de Serinhaém estamos investindo mais de R$ 130 milhões de reais, um hotel de fomento onde estamos treinando 350 jovens daquela região. Em breve, inauguraremos o Cais de Santa Rita, que vai atender as pessoas dentro da cidade, com capacidade de mais de 3 mil refeições por dia e 300  atendimentos médicos.  O de Serra Talhada onde vai atender mais de 10 mil universitários. Vimos uma necessidade de lazer aos estudantes nos feriados”.

O presidente do Sesc também informou os novos serviços no Recife. “Vamos fazer um Centro Cultural Santo Amaro para os recifenses e será fantástico. Estamos fazendo uma reforma no Sistema Fecomércio, na Visconde de Suassuna onde tem o restaurante Senac. Mais de R$ 40 milhões de reais para o edifício São Diego serão destinados e daremos oportunidades a mais de cinco mil matrículas por ano".

Bernardo Peixoto aproveitou a ocasião para destacar a honra em ser presidente da instituição e recordou o trabalho desenvolvido anteriormente. "Tudo isso nos honra nesses 75 anos do Sesc. Sou presidente de uma instituição que tanto leva alegrias. Eu não estaria aqui agora se não fosse o nome de Josias Albuquerque. Foi ele que nos ensinou e me preparou para dar continuidade ao seu trabalho fantástico”. Após a fala do presidente, uma apresentação musical foi realizada na solenidade pelo grupo de Câmara do Sesc Piedade.

Em 07.03.2022