Solene homenageia profissionais de Saúde

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) promoveu uma reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (21), para homenagear 101 profissionais da área de saúde que atuaram na linha de frente durante o auge da pandemia do novo coronavírus. O reconhecimento foi prestado a médicos, enfermeiras, profissionais do administrativo, auxiliar de serviços gerais, motoristas, dentre outros. O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) presidiu o evento e encaminhou os trabalhos.

A mesa da solenidade foi composta pelo gerente geral de Articulação da Secretaria de Saúde do Recife, Hugo Lapenda; o médico do Distrito Sanitário V, Osvaldo Nascimento Pascoal; o médico plantonista da Upinha Dr. Moacyr André Gomes, Luiz Henrique Campelo de Lira; e pela gerente do Distrito Sanitário VII, Renata Guimarães Vieira.

Hélio Guabiraba ressaltou a importância dos profissionais de saúde diante dos desafios a serem enfrentados pela contaminação do novo coronavírus. “Hoje é um dia que a emoção toma conta de todos que participam desta  reunião solene. Um momento de muita emoção porque há cerca de dois anos essa doença desconhecida parou o mundo de uma forma nunca vista antes e deixou um rastro devastador com milhões de mortes em todo o mundo. Nesse momento assustador, de muito desespero e na esperança de não sermos contagiados pelo vírus ficamos escondidos em casa e pedimos para os amigos e familiares fazerem o mesmo. Foi nesse exato momento que vocês profissionais da linha de frente mostraram uma coragem sem igual: arriscaram as suas próprias vidas para salvarem milhões de pessoas”.

O parlamentar pontuou que muitos (as) profissionais mereciam estar presentes na Casa de José Mariano, e citou o médico plantonista da Upinha Dr. Moacyr André Gomes, Luiz Henrique Campelo de Lira.  “Afirmo que essa solene se estende a todos os profissionais da linha de frente da nossa cidade, do Estado e do País: médicos, enfermeiros, agentes de saúde, auxiliares de serviços gerais, porteiros, guardas, motoristas e tantos outros que merecem esse reconhecimento. Mas, falo no nome de uma pessoa, Luiz Henrique Campelo de Lira, que atuou nos momentos mais difíceis e combatia de uma forma heroica, com respeito e carinho. Hoje, temos orgulho de tê-lo conosco. Ele contraiu coronavírus e ficou internado por 45 dias numa UTI e foi intubado. Deus abriu uma porta e ele está aqui, hoje, recebendo essa homenagem. Peço a licença de todos e todas vocês para que essa solenidade tenha o nome de Luiz Henrique Campelo de Lira. Bem-vindo à vida de novo, e parabéns para todos e todas”.

Após as palavras do autor do evento, a diretora do Departamento de Imprensa da Câmara Municipal do Recife, jornalista Éden Pereira, chamou individualmente os 101 profissionais homenageados que receberam uma placa comemorativa das mãos do vereador Hélio Guabiraba.

Em nome do todos os homenageados da solenidade, o médico do Distrito Sanitário V, Osvaldo Nascimento Pascoal, disse que era uma honra estar representando os demais colegas de profissão e recordou os momentos desafiadores no auge do coronavírus. “É muito gratificante receber esse reconhecimento pela dedicação de tempo e amor ao trabalho. Ao longo dos meus 16 anos na luta no SUS e pelo SUS, vivenciei várias adversidades.  Mas não recordo de nenhuma que tivesse nos mobilizado tanto e mexido com nossas vidas e rotina. Há aproximadamente dois anos estamos lutando 24 horas por dia e sete dias por semana contra a covid-19. Cada dia que passa esperamos estar perto do fim. Nesse tempo perdemos tantas pessoas próximas, adoecemos, ficamos sem férias e exaustos. Dobrando plantões para cobrir colegas adoecidos e abrimos mão dos abraços de nossa família”.   

Osvaldo Nascimento Pascoal recordou a escassez de equipamentos de proteção individual e deixou um agradecimento a todos e todas que compõem a Saúde. “Nós nos colocamos expostos a uma enorme carga viral, em meio a escassez de equipamentos de proteção individual, e aqui também entrou o papel das autoridades públicas. Percebemos que temos de ser muito fortes, manter a dedicação e empenho e fazendo a diferença na vida das pessoas. No final do dia, só temos a agradecer pela benção recebida e pela felicidade de estarmos vivos. Gostaria de deixar um muito obrigado, ainda que seja simples diante da grandiosidade do momento: muito obrigado”.

O médico Luiz Henrique Campelo disse que perdeu colegas e se considera um sobrevivente do coronavírus. “Na linha de frente no Recife e em Olinda, peguei o coronavírus. Fui internado em novembro e poucos dias depois estava intubado. Infelizmente tive que ser reintubado três vezes e fui à hemodiálise. Sou um pai presente, apaixonado pela minha família e minha esposa chegou a receber uma ligação para se despedir. Mas, sobrevivi. Como um milagre de Deus. Jesus Cristo fez um milagre em minha vida. A dedicação de um profissional de saúde é muito grande quero agradecer a todos vocês por não desistirem dessa área tão difícil, um trabalho pesado. Temos que viver a dor do nosso paciente, por isso parabenizo todos vocês”.      

Ao finalizar o evento, Tadeu Calheiros citou que o caso de Luiz Henrique Campelo foi emblemático e que trouxe esperança. “Acompanhei o seu caso quando estava hospitalizado, e estávamos preocupados e confesso que pensei que íamos perder esse nosso amigo. Você trouxe para nós um sentimento muito importante. Feito uma fênix, você trouxe uma esperança. Ainda precisamos brigar por uma oferta de assistência médica, que você teve, igual no SUS. Precisamos também de decisões políticas de maiores investimentos na saúde pública. Então rendo aqui, para vocês, minha máxima homenagem”.

Em 21.03.2022