Câmara concede homenagem a Francisco de Queiroz, diretor da FDR

Ex-desembargador federal, ex-juiz do trabalho, registrador, advogado, professor, diretor da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE). Esse é o currículo do jurista Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, laureado pela Câmara do Recife com a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal. Proposta pela vereadora Michele Collins (PP), a homenagem foi concedida nesta terça-feira (26) no plenário da Casa, em reunião solene conduzida pelo presidente da Câmara, o vereador Romerinho Jatobá (PSB).

O evento foi prestigiado por familiares, amigos e personalidade da esfera jurídica de Pernambuco. Além dos parlamentares e do homenageado, compuseram a mesa de honra o desembargador e corregedor-geral do Tribunal de Justiça, Ricardo Paes Barreto, o desembargador federal da 5ª Região, Carlos Rebêlo Júnior, o procurador-geral de Pernambuco, Ernani Varjal, e a presidente Associação de Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg/PE), Alda Paes.

Ao subir à tribuna do plenário, Michele Collins fez um relato da extensa carreira do homenageado e de sua obra – Queiroz é autor de 12 livros e de dezenas de artigos publicados em periódicos. A dedicação ao ensino, no entanto, foi um atributo especialmente destacado pela parlamentar.

“Não posso deixar de mencionar que o vínculo do homenageado com a Faculdade de Direito do Recife vem desde a sua infância, quando frequentava a instituição com o seu pai, o renomado professor de Processo Civil Francisco Cavalcanti”, disse. “Doutor Francisco de Queiroz sempre teve muito apego à graduação, e por várias ocasiões sempre afirmou em público que o mais importante é ensinar os jovens universitários a exercerem sua profissão e a construírem uma sociedade mais justa e fraterna. Trata-se de um grande incentivador de seus alunos”.

Outro ponto salientado por Collins foi o papel que Francisco de Queiroz desempenhou na defesa de uma ação ajuizada contra ela pelo Ministério Público de Pernambuco em 2018. “Houve uma má interpretação dos fatos e eu fui colocada em uma situação muito delicada. Naquele momento, ele se colocou como o meu defensor. Eu fiquei muito alegre e agradeci a Deus por ter levantado alguém. Só que eu não sabia que era alguém da envergadura dele”.

Após o pronunciamento, Michele Collins entregou a Francisco de Queiroz o diploma e a Medalha do Mérito José Mariano. Em seguida, a filha da vereadora, Lohaine Collins, realizou uma apresentação musical no plenário.

Na tribuna, o homenageado fez diversas referências à importância histórica do abolicionista José Mariano e de sua esposa, a também abolicionista Olegária da Costa. “É necessário sonhar, e pessoas como José Mariano e outros tantos nos fazem sonhar”, disse. “Agradeço aos amigos e autoridades aqui presentes por dividirem aqui, comigo, esse momento que é de reflexão, mas também de sonho e de esperança por um Recife melhor. Afinal, sonhar é preciso. Sem isso, apenas sobrevivemos. Com os sonhos, resistimos e crescemos. Esta medalha é um enorme estímulo para continuar a defender a trilha da liberdade e a aquilo em que acreditamos”.

A defesa da liberdade foi um dos principais temas do discurso de Francisco de Queiroz. Ele resgatou um episódio de sua vida estudantil nos tempos de censura da Ditadura Militar, em que seu pai lhe deu acesso a livros que apresentavam ideias das quais discordava. “O grande norte que devemos ter na vida é a liberdade. Não somos senhores da verdade. Somos nada mais que construtores de verdades conflitantes, só harmonizadas em ambientes de liberdade plena e verdadeira – aquela que possibilita que me escutem e que eu também escute”.

Ao encerrar a reunião, o presidente Romerinho Jatobá enalteceu o trabalho de Michele Collins e classificou a solenidade como uma honraria para a Casa de José Mariano. “Eu queria parabenizar a vereadora Michele Collins por este reconhecimento. Vossa Excelência faz um grande trabalho pelo Recife com suas ações sociais e com a sua luta em defesa do que Vossa Excelência acredita. Sei de seu compromisso com a cidade”, elogiou. “Homenagens como esta engradecem este Poder. É uma honra fazermos o Poder Legislativo homenagear uma pessoa com um coração tão bom, dono de uma sabedoria e de uma grande humildade”.

Em 26.04.2022