Câmara do Recife celebra Dia do Exército com solenidade

A Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (12), no plenário da Casa de José Mariano, uma reunião solene para marcar o Dia do Exército, comemorado anualmente em 19 de abril. O evento, requerido pelo vereador Renato Antunes (PSC) celebrou a instituição militar por meio de uma homenagem concedida ao Comandante Militar do Nordeste, o general Richard Fernandez Nunes. A solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Além de Nunes, compuseram a mesa de honra da reunião dois outros chefes militares: o comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), o major-brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho; e o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste (CMNE), o general de Brigada Danilo Mota Alencar.

Após a execução do Hino Nacional pela Banda do Exército, Renato Antunes fez elogios aos diversos papeis que a instituição cumpre na sociedade brasileira. “Hoje, estou diante de heróis e heroínas abnegados, que fazem o serviço à pátria um serviço exclusivo de assegurar o que a nossa Constituição determina: a garantia da nossa soberania nacional, a defesa da lei e da ordem, o cumprimento da nossa Constituição. Por isso, hoje falo com o meu coração de uma instituição da qual eu sei o valor. Valor moral, valor social e, pasmem, valor econômico. Hoje, o Exército emprega milhares de recifenses, jaboatonenses, olindenses”.

O vereador lembrou os anos que cumpriu no serviço militar do Exército e o impacto que eles tiveram na sua formação. “Além de ter uma função constitucional, o Exército cumpre uma extraordinária função social. Sobretudo, na formação de jovens no momento em que a gente vive, de inversão de valores. No Exército brasileiro, aprendi a respeitar a pátria, a compreender o que é hierarquia e disciplina – não como jugo, mas como pilares de uma instituição. São princípios inegociáveis. A probidade administrativa, aprendi no Exército, sendo responsável por nosso setor de Licitação e Contratos. E, hoje, estou na Câmara do Recife responsável pela guarda e vigilância, como fiscal do povo, do orçamento da cidade”.

Ao fim do discurso de Antunes, foi apresentado um vídeo institucional produzido pelo Exército brasileiro. Na sequência, Renato Antunes entregou um diploma comemorativo ao general Richard Fernandez Nunez. A Banda executou a Canção do Exército Brasileiro.

Honra - O comandante Militar do Nordeste, general de Exército Richard Fernandez Nunez, falou em seguida. Ele disse que era “uma honra para o Exército Brasileiro, de Caxias e dos Guararapes, estar na casa de todos, da capital de todos os pernambucanos, a Câmara Municipal do Recife, para receber esta homenagem”. Ele fez um histórico da fundação do Exército e disse que a instituição “tem sua gênese amalgamada na Insurreição Pernambucana, num momento em que as raças constituintes de nosso povo se uniram para expulsar o invasor”.

A história do Exército, disse o comandante Militar do Nordeste, confunde-se com a história do Brasil. “Temos uma história muito rica. Podemos dizer com toda certeza que o Exército estuda a história, mas que também é sujeito da própria história. Somos parte dela”. Ele acrescentou, ainda, que no presente, o Exército tem a oportunidade “de mostra a força da instituição” a partir da construção da futura Escola de Sargentos Brasileiros. “Daqui a alguns anos poderemos dizer que todos os sargentos que passarem pela escola pernambucana, bebeu no patriotismo de onde a histórica começou”.

Ele cogitou a possibilidade de outras escolas semelhantes poderem ser criadas no Estado. “Quem sabe, outras, semelhantes, possam ser construídas. Vamos fazer desta escola de sargentos algo que possa ser inspirador, mas também que faça parte de um polo de desenvolvimento econômico”. Ele citou, ainda, que o Exército está desenvolvendo um projeto de resgate da memória militar, que envolve a Prefeitura do Recife. “É um projeto ambicioso, que permitirá ao brasileiro e ao visitante desta terra conhecer a importância que teve para a história do País tudo o que ocorreu em 1817”.

O comandante lembrou ainda que o Exército tem realizado há cerca de 20 anos a Operação Carro Pipa, que leva água potável para populações de regiões áridas. Ele ressaltou, também, que durante a pandemia da covid-19, muitas ações foram feitas pela instituição. “Ainda não podemos decretar o término da pandemia, mas nos regozija falar. Hoje, não temos um único soldado hospitalizado, mas apenas três casos ativos. Mesmo assim, quero registrar que durante a pandemia, os profissionais de saúde muito se sacrificaram pelo bem comum e salvaram a vida dos brasileiros”. O Exército, informou, vacinou indígenas, transportou medicamentos, montou postos de fiscalização “e se desdobrou como nunca. Agora, precisamos voltar à nossa energia, temos muita função a cumprir, este é um país que exige esforço”

O Comandante Militar do Nordeste agradeceu ao vereador Renato Antunes pela inciativa da homenagem, “assim como à Casa de José Mariano pela oportunidade de trazer nossos soldados para esta casa legislativa. Somos instituições que se respeitam, se valorizam e se fortalecem”. Terminado o discurso do general, a presidente da solenidade, vereadora Ana Lúcia, fez as colocações finais e convidou a todos os presentes para que, de pé, possam ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

 

Em 12.04.2022.