CLJ aprova nomear área do Cais José Estelita como Parque da Resistência Leonardo Cisneiros
Na justificativa que acompanha o projeto, Portela e Moraes explicam que a criação do parque resultou de uma série de mobilizações populares frente ao projeto imobiliário Novo Recife, que vai ocupar a região do Cais. Um dos principais ativistas envolvidos na causa foi Cisneiros, que faleceu em abril do ano passado.
Durante a discussão, o relator do projeto, o vereador Samuel Salazar (MDB) explicou sua argumentação para aprová-lo, tendo em vista que é praxe da Comissão não aprovar a nomeação de locais indeterminados. De acordo com ele, esse não é o caso do parque. “A praça ainda não foi construída, mas a gente já sabe que ela vai ser. Está designado que naquele local será uma praça. Recentemente, vieram vários projetos [sobre nomear] a próxima rua, a próxima praça a ser inaugurada, sem ter esse local. E não existe uma fila. No caso, a praça ainda não existe, mas o local está já determinado”.
Além do projeto de lei nº 169/2021, a Comissão acatou outros 11 pareceres pela aprovação dos 14 projetos em pauta. As outras três matérias receberam pareceres pela rejeição.
Em 06.04.2022