Com frevo e blocos de Carnaval, Ney Rodrigues Araújo recebe título de Cidadão do Recife
Araújo se destacou em Pernambuco, onde vive há mais de 40 anos, por sua atuação na advocacia trabalhista e previdenciária, temas sobre os quais escreve colunas para jornais e emissoras de rádio. Atualmente, preside do Instituto dos Advogados Previdenciários (IAPE Seção Pernambuco) e a Comissão de Seguridade Social da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM). É, ainda, diretor de Comunicação da Associação dos Advogados Previdenciaristas de Pernambuco (AAPREV) e ex-presidente do Sindicato dos Advogados do Estado de Pernambuco.
Ao currículo de jurista e comunicador, o novo cidadão do Recife soma um histórico como agitador cultural. Fundador do bloco carnavalesco Blocalhau, compôs músicas gravadas por artistas como Expedito Baracho e Cinderela.
Na solenidade, a ligação com a cultura foi marcada por música ao vivo e pela presença de estandartes, fantasias e um boneco gigante confeccionado em sua homenagem, que desfila desde 2010 nas ladeiras de Olinda. O tom de festividade do evento também se deveu à passagem do aniversário de Araújo nesta quarta-feira.
“A concessão do título de Cidadão do Recife ao doutor Ney Rodrigues Araújo não se constitui apenas uma simples homenagem protocolar”, resumiu Almir Fernando no discurso de entrega da honraria. O parlamentar se pronunciou após a execução do Hino Nacional pelo sanfoneiro Beto Ortiz. “É um reconhecimento dos que integram a Casa de José Mariano a esse mineiro que desempenha um brilhante papel, se destacando por sua atuação na defesa dos interesses maiores do povo da cidade do Recife e do Estado de Pernambuco”.
Em versos - O vereador Almir Fernando fez a entrega do Título e Cidadão Recifense, composto por um diploma e uma medalha. Os forrozeiros presentes na solenidade, entre eles Ed Carlos, Nádia Maia e Beto Hortis fizeram uma apresentação artística. Componentes de blocos líricos e da Orquestra de Pau e Corda, sob a regência do Maestro Bozo, também se apresentaram, cantando frevo.
O mais novo cidadão recifense, Ney Rodrigues Araújo ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife e fez suas colocações. Ele disse que “o coração transbordava de felicidades” e agradeceu a presença de todos os amigos, sobretudo o pessoal que representava os mais diversos blocos líricos, compositores e passistas do carnaval do Recife e de Olinda. “A cidade que eu tinha mais vontade de conhecer era o Recife. Via as fotos da cidade na revista Manchete e nos cromos da parede de minha casa (calendário). E sonhava em um dia conhecer esta terra. Quando casei, falei para minha mulher e viemos. Cheguei aqui em 1975 nunca mais saí”, disse.
Foi um discurso breve e leve, remetendo à paixão do homenageado pela cultura popular do Recife e do povo pernambucano. “Para não lhes castigar com um discurso longo, eu arrisquei a fazer uns versos. Eu o escrevi há pouco e, como não sei decorado, vou ter que ler. O meu amor pelo Recife está contido nestes versos”, disse. Falou do seu sonho de criança, que era conhecer o Recife, chamou a cidade de Veneza Brasileira, disse que esta é a capital da riqueza cultural do Brasil e da beleza. Lembrou de todas as manifestações culturais, dos caboclinhos, maracatus, blocos líricos, o seu amor pelo carnaval pernambucano, lembrou do bloco que ele mesmo criou, o Blocalhau terminou dizendo: “Esta é uma terra abençoada”.
O advogado Ney Rodrigues agradeceu à esposa, Rosa Araújo, com quem é casado há 46 anos e com quem veio ao Recife “somente para conhecer”, mas que aceitou a aventura de ficar com ele na cidade. Pediu uma salva de palmas para ela. E foi atendido. Também agradeceu ao vereador Almir Fernando, “por ter realizado este sonho de me tornar Cidadão Recifense”. E disse que “ainda pretende fazer muito barulho nos carnavais e no forró do Recife. Viva o Recife!”. A esposa do vereador, Paula Alves, fez a entrega de um buquê de flores à esposa do homenageado, Rosa Araújo. No final da solenidade, o vereador Zé Neto (PROS), se disse honrado por ter presidido a solenidade. O Hino da Cidade do Recife, que é executado no final de todas as reuniões solenes da Câmara Municipal, foi interpretado pelo cantor e forrozeiro Roberto Lins.
Além de Almir Fernando, Zé Neto e Ney Rodrigues Araújo, compuseram a mesa de honra da solenidade o deputado estadual Antônio Morais (PP), a presidente do Bloco da Saudade, Isabel Bezerra, e o médico Walter Moreno Júnior, que representou a família do homenageado.
Em 27.04.2022.