Comissão de Saúde aprova obrigatoriedade do atendimento humanizado a gestantes
A propositura é de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT). Caso seja sancionada, a nova lei determinará que as unidades de saúde do Recife terão que assegurar a liberdade de opção das gestantes pelos procedimentos eletivos que lhe propiciem maior segurança, conforto e bem estar. Outro direito que o projeto visa a garantir é a participação de familiares de gestantes nas consultas do pré-natal e no período de internamento.
“Instituir a assistência humanizada às gestantes nos estabelecimentos de Saúde do Município do Recife que integram o SUS significa assegurar a elas o direito de participar ativamente do momento do nascimento do seu filho e de evitar a realização de procedimentos cirúrgicos desnecessários, de modo a receberem um atendimento digno, respeitoso e sem qualquer tipo de violência”, diz Osmar Ricardo no texto de justificativa que acompanha a proposta.
Além de Natália de Menudo, participou da reunião o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), membro permanente da Comissão de Saúde. Na ocasião, os parlamentares também acataram um parecer pela aprovação ao projeto de lei nº 48/2022, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A matéria tem como objetivo instituir no Recife a “Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Retinoblastoma”, na semana do dia 18 de setembro de cada ano.
No encontro, a presidente também confirmou a data da audiência pública para que a Secretaria de Saúde apresente o relatório de gestão em saúde referente ao último quadrimestre de 2021. A prestação de contas – uma obrigação prevista pela Constituição da República – vai acontecer no dia 18 de abril, às 14h, de forma híbrida.
Em 12.04.2022