Coronel Paulo Matos recebe a Medalha de Mérito José Mariano
A Mesa dos Trabalhos contou com a presença do deputado estadual Joel da Harpa e, representando o Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, o coronel Ronaldo Antônio Tavares Ferreira. Os presentes assistiram a um vídeo que mostrou a rotina de trabalho do homenageado junto à Polícia Militar. Também houve uma apresentação musical do subtenente Wilson Cavalcanti Júnior e coube à Banda da Polícia Militar de Pernambuco, abrilhantar o evento com a execução do Hino Nacional e do Hino da Cidade do Recife.
Ao ocupar a tribuna para fazer as suas considerações, a vereadora Michele Collins destacou que “o Recife se rejubila nesta data por homenagear, com a outorga da Medalha de Mérito José Mariano, uma liderança na área da segurança pública, que dignifica e orgulha o nosso Estado, em especial, a nossa cidade do Recife. Ao assumir a honrosa missão na Polícia Militar, vem desempenhando seu trabalho hoje como reconhecido coronel, respeitado e admirado por aqueles que militam na área e fora dela”.
A parlamentar ressaltou a formação acadêmica do coronel Paulo Matos, incorporado às fileiras da Polícia Militar no ano de 1991. Ele cursou a Academia da Polícia Militar, onde foi declarado aspirante a oficial no ano de 1993, é bacharel em ciências jurídicas pelo Centro Universitário Aeso e pós-graduado em gestão governamental, pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (Fcap/UPE).
“O ilustre coronel sempre pautou sua vida pública em prestar serviços à comunidade e pelo compromisso com todos os pernambucanos”, afirmou a parlamentar. De acordo com Michele Collins, ele desempenhou as funções de chefe da seção de RH do 18° BPM; foi comandante do 1° Esquadrão do RPMON; chefe da seção de Planejamento do RPMON; comandante do 5º Esquadrão em Caruaru; subcomandante e comandante do 19°BPM; chefe da seção Administrativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco; chefe da 1ª seção da DGA , entre outras funções.
“Nenhum dever é mais importante que a gratidão” – As palavras atribuídas a Cícero, o orador romano, foram destacadas pelo coronel Paulo Matos ao ocupar a tribuna da Câmara do Recife, após receber a Medalha de Mérito José Mariano das mãos da vereadora Michele Collins. “Nenhum dever é mais importante que a gratidão”, ressaltou.
“Nada é mais gratificante na vida de um homem do que o reconhecimento. Não pela vaidade de ser reconhecido, mas pela afirmação coletiva de que nossos atos tiveram aprovação majoritária em meio a esta imensidão que é a diversidade humana. Diversidade esta com propósitos ímpares, particulares. E em meio à subjetividade do individuo, uma certeza: sem Deus a vida não faz sentido”, ressaltou o homenageado.
Ele lembrou de momentos de sua carreira, do trabalho para o fortalecimento da política do Pacto pela Vida, da busca constante por desenvolver ações humanizadas. Disse ainda que a comenda recebida agora, o fez lembrar do quanto tudo valeu a pena. “Viveria da mesma forma e com a mesma intensidade”, afirmou, ressaltando a sua relação de amor com a sua história e com cada pessoa com quem esteve até aqui. “A vida é boa quando você está feliz, mas é muito melhor quando os outros estão felizes e você é parte dessa felicidade”, destacou.
O coronel Paulo Matos agradeceu aos seus pais, Maria do Socorro Andrade Matos e Osvaldo Matos de Melo (In Memoriam), que também foi coronel. Contou que nasceu na maternidade da Polícia Militar, onde hoje ocupa a função de diretor de Apoio ao Sistema de Saúde. Agradeceu aos seus irmãos, a sua esposa Isabele Maria Peixoto Matos e aos seus filhos Maria Fernanda e Paulo Fernando Filho.
De forma poética disse da sua vocação para servir à sociedade: “Nada na natureza vive para si mesmo. Viver para os outros é uma regra da natureza. Todos nós nascemos para ajudar uns aos outros”.
A Medalha de Mérito José Mariano, conforme ressaltou a vereadora Michele Collins, vem se juntar a outras tantas já recebidas pelo coronel Paulo Matos. “Ele é possuidor de várias distinções de honra ao mérito, como a Medalha Pernambucana de Mérito Brasileiro Militar, Medalha Pernambucana de Mérito Mundial Militar Capitão Zuzinha, Medalha de Mérito Policial Civil, Medalha do Mérito Penitenciário, Medalha Pernambucana do Mérito Educacional Policial Militar, entre tantas Outras”.
Em 18.04.2022