Dia do Colunista Social é celebrado em reunião solene

Com o objetivo de reconhecer o trabalho dos colunistas sociais do Recife e de Pernambuco, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) promoveu uma reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (27). “Hoje é um dia de muita alegria. Essa solenidade era para ter sido feita no dia 8 de dezembro, mas, devido à pandemia, tivemos que mudar. É um momento muito importante para mim e para toda a Casa”. Na ocasião, 31 profissionais foram celebrados e receberam um diploma. O primeiro-secretário da Câmara, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu o evento.

A Mesa da reunião solene foi composta por Roberta Jungmann, colunista do jornal Folha de Pernambuco; Rogério Moraes, colunista do Papo de Primeira do jornal Folha de Pernambuco; Jamildo Melo, colunista do Blog do Jamildo;  Edmar Lyra, colunista de blog e Filipe Farias, diretor executivo  do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco.

O vereador Hélio Guabiraba pontuou o trabalho desenvolvido pelos colunistas, enalteceu o fator da credibilidade da categoria e reconheceu o papel dos fotógrafos. “Vocês são cabeças pensantes de todo o Estado de Pernambuco. São nas colunas que acompanhamos, logo, as notícias que acontecem e que vão acontecer, e o leitor sai de casa bem informado. Meu reconhecimento também aos repórteres de fotografia da nossa cidade. É tanta gente boa que faz o trabalho diariamente”.

O parlamentar citou a importância do Legislativo para instituir datas que destacam categorias profissionais. “Sou autor também da Lei que criou o Dia Municipal do Radialista, e hoje estamos dando entrada em um projeto de lei para criar o Dia do Colunista Social, uma iniciativa de grande valor que se somará a outras. Recordo que cheguei a ser presidente das rádios comunitárias em Pernambuco. Tínhamos 629 filiadas no Estado e era um trabalho bom que levava entretenimento, conhecimento e notícias, assim como vocês colunistas sociais fazem". Ele disse também que a homenagem era "justa, coerente e correta pela competência de cada um de vocês. Hoje é um dia de muita felicidade. Parabéns”.

A colunista social Roberta Jungmann ocupou a tribuna da Casa de José Mariano e ressaltou detalhes da profissão. “Estou aqui representando todos esses colegas tão competentes. Não merecia tamanha honra, uma honra que foi concedida pelo vereador Hélio Guabiraba, que é também um comunicador, e reverenciou essa variante da profissão do jornalismo muitas vezes mal compreendida. Afinal o que faz um colunista? Temos a missão de pegar a notícia e transformá-la em notas, traduzir para o leitor o que deveria ser contada em uma matéria. O colunista é considerado muitas vezes pauteiro dos colegas jornalistas, pois, temos acessos a fontes diretas e tidas como privilegiadas. Só tenho a agradecer a todos os parlamentares que compõem essa Casa, os nossos amigos e amigas colunistas e Hélio Guabiraba por essa bonita e oportuna homenagem a todos nós colunistas. Muito obrigada”.    

Outro colunista a falar foi Edmar Lyra que explicou um pouco o trabalho realizado em um blog de política. “As pessoas, às vezes, não interpretam tão bem o nosso papel, reclamam e isso  é normal no processo. Com política, lidamos com pessoas com aspirações pessoais e não é tarefa das mais fáceis conciliar a notícia propriamente dita e as pessoas que são noticiadas ali. Você fala algo sem intenção de machucar, mas é interpretado como quem estava fazendo algo a serviço de alguém, querendo desqualificar, mas não é. Estou lisonjeado por estar ao lado de tantos nomes tão qualificados e que contribuem com a afirmação de que Pernambuco é um Estado altamente politizado”.       

Jamildo Melo também subiu à tribuna da Casa de José Mariano. Ele disse do valor do trabalho ao saber transmitir a notícia e o fato de não se vangloriar com elogios. “Não adianta ter mais seguidores ou ser o mais bonito. O que vai importar é o que você fez mais pela sua atividade e de como lidou com os seus amigos. É um aprendizado permanente. A atividade que a gente escolheu é muito ingrata e a família fica, em alguns momentos, em segundo plano. Desde que seja uma crítica fundamentada, o nosso papel é o de que não devemos abrir mão da notícia, nem haver receio. Um trecho de um livro que li, dizia para cada um fazer a sua parte. Então faça o melhor possível e não espere reconhecimento. Se ele vir, ótimo. Você não precisa de aplausos, você precisa é estar bem com você mesmo e dormir com a consciência tranquila. Obrigado a todos e todas”.

Ao finalizar o evento, o vereador Eriberto Rafael falou da missão dos colunistas sociais, da importância da liberdade de expressão e do reconhecimento merecido à imprensa. “Vocês contam histórias, trazem à tona verdades e tornam acessível o contexto social, econômico, cultural e político em que vivemos. O dia a dia precisa de muita dedicação para correr atrás das notícias e, sem dúvida, é uma profissão regada a muita paixão. Hoje a gente está para homenagear a história de vocês e destaco a importância da liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, especialmente em um momento como esse atual de fake news. É necessário valorizar a nossa imprensa e  fortalecer a nossa democracia, por meio da informação com confiabilidade. Parabéns a todos e todas pelo trabalho e ao vereador Hélio Guabiraba. Um viva à democracia e à imprensa!”.

Homenageadas e homenageados

1. Angelo Castelo Branco
2. Américo Rodrigo Guimarães
3. Ana Caroline Brito
4. Andros Silva
5. Blog do Alberes Xavier
6. Carlos Peruca
7. Celso Matos Ishigami
8. Cássio Zirpoli
9. Edmar Lyra
10. Eduardo Cavalcanti
11. Elielson Lima
12. Igor Maciel
13. Jamildo Melo
14. Janguiê Diniz
15. Karol Matos
16. Marcio Maia
17. Mirella Martins
18. Rafael Dantas
19. Renata Bezerra Melo
20. Roberta Jungmann
21. Robson Ouro Preto
22. Rogério Morais
23. Romero Rafael
24. Blog do Silvinho
25. Toni Almeida (In Memoriam)
26. Wellington Ribeiro
27. Fernando Machado
28. Fred Figueiroa
29. Guilherme Aguiar
30. Marcelo Cavalcanti
31. João Alberto

Em 27.04.2022