Doduel Varela pede instalação de mais duas Delegacias da Mulher

Solicitar ao Governo do Estado que implemente mais duas Delegacias da Mulher no Recife. Esse foi o objetivo de um discurso proferido nesta terça-feira (12), na Câmara Municipal, pelo vereador Doduel Varela (PP). Na tribuna do plenário, o parlamentar afirmou que o único órgão do tipo em funcionamento na capital já não consegue atender toda a demanda existente.

Varela iniciou seu discurso citando dados de uma pesquisa que levantou os números da demanda processada pela 1ª Delegacia de Polícia Especializada da Mulher, localizada em Santo Amaro. De acordo com ele, de 2020 até o momento a unidade registrou 15.909 boletins de ocorrência, que geraram 5.876 instaurações de inquérito. Desses inquéritos, 2.453 foram remetidos à Justiça.

De acordo com o vereador, esse quantitativo justifica a criação das duas unidades adicionais, que idealmente deveriam ser localizadas na Zona Norte e na Zona Sul do Recife. Com isso, haveria tanto diminuições no tempo de atendimento quanto se reduziria as dificuldades de locomoção até o órgão. “É para que as pessoas não tenham que se deslocar do Ibura, no limite entre o Recife e Jaboatão, para fazer um registro da ocorrência e solicitar as medidas protetivas contra o agressor. Às vezes, a mulher chega às 8h da manhã e sai à noite”.

Doduel Varela não deixou de sugerir uma medida paliativa que utilizaria espaços já instalados. “Se hoje o Governo não tem recursos para criar essas delegacias, que use o Compaz [Centro Comunitário da Paz]. Que seja colocado no Compaz Eduardo Campos um posto policial que faça, pelo menos, o registro do boletim de ocorrência, para que a delegacia do distrito faça o inquérito policial”.

Em 12.04.2022