Felipe Alecrim pede a realização de serviços de saneamento básico

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), o vereador Felipe Alecrim discutiu, em bloco, 25 requerimentos de sua autoria, com solicitações à URB (Autarquia de Urbanização do Recife), Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife), Compesa, e CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte) para a realização de serviços destinados a minimizar os problemas causados pelas chuvas. As proposições foram aprovadas em plenário.

"Subo à tribuna para pedir o apoio necessário para aprovar a solicitação de serviços de melhorias para minimizar os problemas das chuvas no Recife. É triste acompanhar a realidade de milhares de recifenses em dia de chuva", explicou. 

O parlamentar disse ter ido ao Residencial Marcos Freire, na Caxangá, Zona Oeste do Recife, para verificar a situação do local. "Dói na alma ver a situação dos moradores que relatam a invasão da água nas suas residências. A angústia e o medo que sofrem cada vez que chove intensamente aqui no Recife, e o pior de tudo isso é ver a inércia da Prefeitura e do Governo de Pernambuco. Não vemos políticas públicas capazes de transformar essa desigualdade, muito pelo contrário", criticou. 

De acordo com Felipe Alecrim, a cidade está entre as 20 piores do Brasil em oferta de saneamento básico. "E não se pode dizer que não tem recurso", pontuou. "Nós, recifenses, somos os maiores pagadores de impostos entre todas as capitais do Nordeste. Também somos campeões em números de desempregados", lamentou.

"Bairros como Jiquiá e Imbiribeira não precisam nem ser um dia chuvoso para que essas pessoas tenham suas ruas e casas alagadas, basta que o dia seja de maré alta para que eles vivam esse transtorno. Não posso esquecer de citar as pessoas que vivem em locais de risco em Nova Descoberta, Vasco da Gama e vários outros bairros que, em dias de chuva, vivem um caos por causa de deslizamento de barreira", observou. 

Em aparte, o vereador Rinaldo Junior (PSB) informou que a cidade não tem recursos suficiente para fazer todo o Plano de Drenagem, e se colocou à disposição para tentar destravar o Plano. Por sua vez, o vereador Renato Antunes (PSC) pontuou que o Plano está engavetado desde 2015, e sugeriu que o prefeito João Campos peça ajuda ao Governo Federal. 

Em 05.04.2022