Ivan Moraes destaca pedido de suspensão de edital da Prefeitura
De acordo com o parlamentar, as comunidades terapêuticas não têm o mesmo controle social e acompanhamento do SUS. "Estamos dizendo que o dinheiro que poderia servir para alimentar as unidades de acolhimento, no nosso entendimento, não poderia ir para comprar vagas no serviço privado que, muitas vezes, é confessional e está consumindo um recurso que é legítimo desde que seja empregado pelos próprios participantes dessa fé e não utilizar o recurso púbico para uma cura. Tenho uma discordância de que o poder público execute recurso público com políticas públicas ou políticas quaisquer que não sejam laicas", ressaltou.
"Estamos falando de dinheiro", assegurou o vereador. "É um debate legítimo sobre o uso de R$ 2 milhões, um debate proposto duas vezes, que foi pedido vista duas vezes", disse. Ivan Moraes falou, também, sobre a luta antimanicomial e que, após ela, a ciência trata as pessoas de outra forma, sem os manicômios, com assistência social. "Que se encontra dentro do Sistema Único de Saúde em vários equipamentos e, entre eles, estão os CAPs (Centros de Atenção Psicossocial). Também existem unidades de acolhimento feita para pessoas que precisam sair da convivência familiar por um tempo e ir para uma unidade de acolhimento para adultos. Aqui no Recife, juntando todas as vagas, são 45".
Em aparte, a vereadora Dani Portela (PSOL), favorável ao requerimento de Ivan Moraes, afirmou que o tema em questão é a destinação da verba pública. "O que estamos tratando não é a questão da fé, não é sobre isso. Estamos falando em destinação de verba pública, que não é pouca". Já a vereadora Michele Collins (PP), contrária ao requerimento do parlamentar, defendeu a destinação de recursos para as comunidades terapêuticas no tratamento. "São instituições de referência há mais de 50 anos no Brasil. Elas fazem parte da Raps (Rede de Atenção Psicossocial). Sou completamente a favor do CAPs, do restabelecimento da rede que hoje está sucateada, porém, a comunidade terapêutica é um serviço complementar que trabalha lado a lado com os CAPs".
Em 19.04.2022