Ivan Moraes homenageia Léo Cisneiros, morto há um ano

No dia em que completa um ano da morte do professor Leonardo Cisneiros, o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez homenagem a ele no plenário da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária híbrida, na manhã desta terça-feira (5). “Ele era professor, filósofo, bacharel em direto, uma das mentes mais brilhantes que já estiveram nesta terra. Entendia de física quântica, de direito urbano, de brega e orquídea”, comentou. Conhecido como Léo Cisneiros, foi um dos ativistas do Movimento Ocupe Estelita.

Léo Cisneiros sofreu um infarto em abril de 2021 e faleceu aos 45 anos. Ivan Moraes afirmou que “ele não tinha somente o conhecimento, mas a generosidade de compartilhar os seus conhecimentos. Era uma pessoa que não sossegava enquanto não explicasse aos outros o que já compreendia. Esse tipo de generosidade é coisa rara e por isso, era uma referência a quem orbitava em torno dele”. Ivan Moraes disse, ainda, que Leonardo Cisneiros “não era apenas um professor, um homem generoso e brilhante, mas também alguém comprometido com as coisas em que acreditava”.

Ao lembrar que o professor participou da luta para impedir a construção de prédios no Cais José Estelita, centro do Recife, que ficou conhecido como Movimento Ocupe Estelita, o vereador Ivan Moraes disse que teve orgulho de participar desta causa ao lado de Léo Cisneiros. O parlamentar aproveitou para pedir apoio para aprovação do projeto de lei de sua autoria, o PLO número 169/2021, que denomina de “Parque da Resistência Leonardo Cisneiros” ao que será construído no Cais José Estelita. “Tenho a certeza de que contarei com o apoio de todas e todos vereadoras e vereadores”.

A proposta de Ivan Moraes, que já está tramitando nas comissões, é feita de acordo com zoneamento previsto na Lei Municipal número 18.138, de 4 de maio de 2015, que instituiu e regulamentou o Plano Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga. O parque a que Ivan Moraes se refere compreende a área do Cais José Estelita da Zona 01, no trecho que se prolonga da Avenida Dantas Barreto. Ele abrange as praças Abelardo Rijo, e Sérgio Loreto.

Em 05.04.2022.