Ivan Moraes justifica conteúdo de outdoors sobre legalização da maconha

Nesta segunda-feira (18), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de explicar na tribuna o significado da colocação de outdoors na cidade, com a frase: “Legaliza! Remédio, trabalho e renda para quem precisa”. Ele foi criticado por outros parlamentares por esta ação. “Somente nesse final de semana alguns vereadores descobriram que eu defendo a legalização da maconha. Há 20 anos eu defendo uma planta que, na história da medicina, não houve uma causa de morte pelo excesso de seu consumo. Entretanto, há uma grande quantidade de mortes derivadas pelo fato do comércio dessa planta ser ilegal”.

Ivan Moraes pontuou que outros assuntos foram tema de uma série de outdoors espalhados na cidade. “Foram três temas. Teve um outdoor sobre direito à moradia, o Despejo Zero. Outro sobre o Fora Bolsonaro, uma pauta que une todo o campo democrático, e a importância da legalização da planta para ter remédio, renda e trabalho para quem precisa”.

Ele frisou a importância do uso do canabidiol, que é uma substância extraída da planta Cannabis, para fins medicinais. Disse que existem quatro associações canábicas em Pernambuco que atendem centenas de pessoas  “Temos um caso como o do garoto Anthony, que convulsionava 80 vezes por dia. A mãe ia a uma boca de fumo comprar maconha, fazia o remédio em casa, e hoje ele passa meses sem convulsionar. Falo também de Kátia Maia, que passou anos deitada em uma cama, começou a usar o remédio a base de maconha e passou a ter uma vida normal. Então eu falo em nome de todas essas pessoas".

O parlamentar também recomendou livros e filmes aos demais parlamentares para conhecerem melhor o tema da legalização da maconha. "Existe um filme chamado 'Reefer Madness', de 1938, e a maconha foi proibida no mundo inteiro. Nele se dizia que uma pessoa fumava maconha e depois queria matar a mãe. Isso é mentira", afirmou Ivan Moraes. 

Em seguida, ele enumerou alguns livros e filmes que tratam do assunto. "Deixo como sugestões livros como "Preço Muito Alto", "Tá Todo Mundo Enganado" e para quem não gosta de ler, "Legalize Já",  e "Quebrando o Tabu", que estão disponíveis em plataformas, e certamente elevarão o conteúdo que está em discussão nessa Casa”.

Em 18.04.2022