Liana Cirne: voto de aplausos a mães ativistas e moção de repúdio a ex-ministro

A vereadora Liana Cirne (PT) destacou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), dez requerimentos concedendo voto de aplausos a mães de autistas. Em seguida, a parlamentar aproveitou para ressaltar uma moção de repúdio ao ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, além de salientar a importância da atuação do Simpere (Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife) para o reajuste salarial da classe.

Débora Nunes, Clarisse Silva de Melo, Bárbara Tobias, Mônica de Lucena, Alexandrina de Paula, Kássia Rafaely, Milena da Silva, Silvana Maria da Silva, Luciana Gomes do Nascimento e Maria Bernadete Borges do Nascimento são os nomes das 10 mulheres que receberam voto de aplausos e congratulações da Câmara dos Vereadores, propostos por Liana Cirne. "São votos expressivos a mães ativistas que atuam na luta pelo direito de seus filhos autistas", explicou. 

"Dia 2 de abril foi o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e são muitos dogmas criados em torno da condição. Ser mãe de autista não é fácil, mas não porque o autismo seja uma condição limitadora da criança, do adolescente ou do adulto, mas porque a nossa sociedade é intolerante a qualquer tipo de diferença", afirmou. 

De acordo com Liana Cirne, o autismo é considerado como uma condição biopsicossocial dentro do espectro da neuro divergência. "Seres humanos não são iguais, autistas não são iguais. Por isso, falamos em um espectro. A conscientização do autismo é um momento para entendermos que ele não deve ser romantizado e nem motivo para violação de direitos, e como Câmara do Recife, concedemos esses aplausos às mães que são ativistas e não só testemunham, mas elas mesmas sofrem incontáveis violações. Nosso papel é lutar por direitos e reconhecer todos aqueles que lutam pelos direitos e, por isso, todos os aplausos a essas mães", parabenizou. 

Moção de repúdio - A vereadora Liana Cirne discutiu o requerimento de número 3265/2022, de sua autoria, que concede moção de repúdio ao ex-ministro Milton Ribeiro, pela priorização de prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados por pastores que atuaram em um esquema informal de obtenção de verbas do Ministério da Educação. Ela explicou que a solicitação foi enviada à época que Milton Ribeiro ainda estava no comando da pasta. 

"Veio a público um áudio expondo um duplo caso de corrupção. Do ponto de vista jurídico é apenas uma corrupção, porque é o desvio de recursos públicos para fins privados. Mas falo em dupla corrupção porque usaram o ministério da fé, que é sagrado, porque a fé é uma dimensão da dignidade humana. Usar o ministério da fé para esse tipo de abuso é duplamente inadmissível. É por isso que peço que repudiem esse gesto de corrupção praticado", explicou. 

Reajuste salarial dos professores  - Ainda na reunião desta terça-feira (5), a parlamentar chegou a salientar a atuação do Simpere (Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife) na mesa de negociação do reajuste salarial. 

"Se não fosse a organização sindical e a luta muito firme, forte e bonita travada pelas professoras e professores, não estaríamos aqui hoje votando esta lei que sabemos que não acolhe todas as pautas da categoria, que são todas justas", afirmou, sobre o projeto de lei do Executivo de número 10/2022, que promove alterações na Lei municipal nº 18.894, de 21 de fevereiro de 2022, que cria cargos efetivos e dispõe sobre a remuneração dos servidores públicos que indica. 

Liana Cirne pontuou a honra que foi ter contribuído nesta luta. "Para o nosso mandato foi uma honra ter contribuído para essa luta com a criação do 'Atrasômetro', que ficávamos cobrando o cumprimento da lei do piso. Fico feliz que a Prefeitura tenha feito uma proposta, ainda que ela não nos atenda. Vamos votar favoravelmente ao projeto e dizer que a luta não se encerra aqui". Ela aproveitou a ocasião para elogiar a atuação do secretário de Educação, Fred Amâncio, que “prometeu a realização de concursos públicos neste ano de 2022”. 

Em 05.04.2022