Renato Antunes pede suspensão de edital da reforma do Mercado de São José

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), o vereador Renato Antunes (PSC) pediu a suspensão, sem prazo de retorno, do edital da Prefeitura sobre a reforma do Mercado de São José, que deve ser aberto no próximo dia 20. A justificativa foi de que ainda não houve uma audiência pública para ouvir a população e os permissionários. Além disso, ele convidou os demais parlamentares e a população para um debate no bairro do Ipsep, Zona Sul da cidade, sobre a contratação da empresa de engenharia para execução das obras no bairro.

"A nossa preocupação é que no dia 20 vai ser aberto o edital de reforma do Mercado de São José e, por mais que a Prefeitura já tenha feito recentemente uma reunião para tentar esclarecer o tema, há uma grande angústia por parte dos permissionários daquele mercado centenário, que estão sem resposta", ressaltou. 

Renato Antunes contou estar sendo procurado por diversos permissionários para que possam ser ouvidos pela gestão. "Eles vão ter a vida remexida. A gente faz um apelo para um debate de forma democrática, numa tentativa de buscar um diálogo e fazer uma suspensão sem data para que esse edital possa ser melhor discutido", afirmou. "O nosso apelo junto à Urb (Autarquia de Urbanização do Recife) é que haja essa suspensão da abertura deste processo licitatório, para melhor discussão e adequação desses projetos. O que não pode são os permissionários ficarem angustiados sem saber se vão ter ou não o box mantido", pediu. 

Em aparte, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse acreditar que o edital será suspenso. "A Comissão [formada na Câmara para acompanhar a gestão dos Mercados] tinha combinado de fazer uma audiência para ouvir essas pessoas que também trabalham fora do mercado vendendo comida há 60 anos". Por sua vez, o vereador Rinaldo Junior (PSB) informou ter entrado em contato com a Prefeitura na tentativa do adiamento deste edital. "É muito importante que a Comissão presidida por Ana Lúcia possa fazer o trabalho de escuta de todos os permissionários antes da licitação", explicou. 

Obras de adequação no Ipsep - Ainda durante o seu pronunciamento, o vereador Renato Antunes (PSC) convidou os parlamentares e a população para uma reunião no Ipsep, na quadra do Colégio Lauro Diniz, às 18h desta segunda-feira,  sobre o processo licitatório 015, que trata da contratação da empresa de engenharia que fará a execução da obra de adequação viária da 2ª e 3ª Perimetral da Radial Sul.

"A obra trata sobre o plano de mobilidade, que vai interferir na vida, mobilidade e economia do bairro do Ipsep. Vão ser R$ 40 milhões injetados na obra, dos quais, R$ 32 milhões são recursos federais. O projeto da Prefeitura com recurso federal é importante para atacar este problema", afirmou.  "Como vai ser feita a obra, qual o impacto nos comerciantes?", questionou, "porque os comerciantes estão preocupados".

Em 18.04.2022