Rinaldo Junior apoia transcrição de artigo do reitor e vice-reitor da UFPE

A Câmara aprovou o requerimento número 1497/2022, da vereadora Liana Cirne (PT), que solicita a transcrição nos anais da Casa de José Mariano do texto intitulado “Derrotar forças obscurantistas para pautas estratégicas voltarem à vida nacional”. Durante a discussão da proposição, na reunião plenária desta terça-feira (12), o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez questão de defender o artigo de autoria do reitor e do vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), respectivamente, Alfredo Macedo Gomes e Moacyr Cunha Araújo Filho, publicado na versão on-line da revista Fórum.

“Nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff  foram criadas 18 universidades federais. E qual foi o investimento que o governo Jair Bolsonaro fez? Vocês [que apoiam o presidente Bolsonaro] não sabem. Tenho que reconhecer o que Lula fez pelas universidades e precisei subir nessa tribuna para ressaltar esses feitos”, disse Rinaldo Junior.

Os vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Liana Cirne (PT) concordaram com a transcrição. “É comum uma Casa política aprovar transcrição, discussões que estão sendo realizadas na cidade, tanto de pessoas de direita quanto de esquerda”, disse Ivan Moraes. Já Liana Cirne afirmou que ser possível comprovar afirmações do crescimento da educação em governos petistas. “Os fatos são constatáveis em estatísticas. Nos governos Lula e Dilma dobramos o acesso às universidades e interiorizamos a educação em diversos campi”.

Segundo um trecho do artigo, "as universidades públicas federais e o sistema de coordenação e produção científica vêm sendo atacados por ações do governo que envolvem, dentre outras, cortes no orçamento das universidades federais, da CAPES e do CNPQ; intervenção nas universidades federais e tentativa de banimento de sua autonomia; e abordagem político-ideológica de matiz neofascista, autoritária e negacionista, que se instrumentaliza por meio, mas não exclusivamente, de manipulações midiáticas e narrativas inverídicas sobre as universidades e as ciências". 

Em 12.04.2022