Tadeu Calheiros defende investimento nos CAPs

Má infraestrutura, falta de profissionais e baixa cobertura de atendimento. Foram esses os problemas encontrados pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) em uma série de visitas feitas neste ano aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do Recife. O parlamentar tratou do tema nesta segunda-feira (4), durante a reunião plenária da Câmara Municipal.

Calheiros subiu à tribuna do plenário para discutir oito requerimentos do vereador Ivan Moraes (PSOL), que pedem melhorias específicas nos CAPs da capital. Aos colegas, ele detalhou as principais observações feitas em suas visitas.

“Visitei todos os CAPs do Recife neste ano e todos têm péssima infraestrutura física. Tem CAPs em que o arquivo é na varanda. Algumas piscinas foram limpas por conta de nossa visita, mas eram verdadeiros pântanos esverdeados, criadouros de doenças”, afirmou. “O principal problema: faltam profissionais em todas elas. E tem profissionais na rede querendo entrar. Precisa investir em profissionais da saúde, botar psicólogo, enfermeiro, médico, técnicos. Precisa colocar profissionais de educação física de volta nos CAPs”.

De acordo com o vereador, o problema da baixa cobertura de atendimento é não só territorial, mas também em relação às especialidades de atenção. “É muito ruim dizer aqui que não existem CAPs nos distritos sanitários 7 e 8, distritos populosos. Temos muito poucos CAPs para toda a cidade. Só temos três CAPs infantis para uma população de 1,6 milhão de pessoas. Só são seis de álcool e drogas. É preciso mais dinheiro para investir”.

Tadeu Calheiros não deixou de refletir sobre o impacto do adoecimento mental na atualidade. “Saúde mental é o problema da década. Estamos vendo muitos adoecimentos, uma taxa de suicídio altíssima. Isso tira muita gente do emprego. A depressão é um mal que assola muitos e, às vezes, não conseguimos ver o quanto aquilo traz de malefício à pessoa e a sua família. É preciso investir na saúde mental e nos CAPs”.

Em um aparte, o vereador Renato Antunes (PSC) recuperou uma discussão feita durante o discurso de Ivan Moraes sobre os seus requerimentos. Moraes havia feito um alerta para o direcionamento de investimentos no setor de saúde mental para comunidades terapêuticas. “Não se está em votação, nem em discussão, o chamamento público [para comunidades terapêuticas]. Este é outro debate. Uma coisa não anula a outra”.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) também mencionou o debate anterior. “É muito importante que os CAPS sejam fortalecidos e que todos os distritos tenham um CAPs para cuidar da questão do álcool e das drogas. É muito importante que eles tenham profissionais e que existam investimentos. Mas aproveitar um requerimento de saúde para questionar outras formas de cuidado é ruim”.

Em 04.04.2022