Tadeu Calheiros diz que caiu número de vacinados contra sarampo e rubéola

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) disse que a Prefeitura do Recife diminuiu o número de doses de vacina contra doenças como sarampo e rubéola e que agora as crianças estão correndo o risco de contrair essas infecções. Baseado em dados publicados pela imprensa pernambucana, no final de semana, o parlamentar fez a defesa de um reforço da aplicação desses imunizantes para evitar que as doenças proliferem.

Na reunião plenária híbrida que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta segunda-feira (18), ele afirmou que há uma correlação entre a “diminuição da vacinação e o ressurgimento de riscos de sarampo e rubéola. Batemos sempre nessa tecla, pois é importante dizer que há uma falta de investimentos na vacinação. A Prefeitura do Recife fez um bom trabalho no combate à covid-19, mas o restante da saúde está comprometido. Todo o restante da saúde ficou abandonado”, disse.

Tadeu Calheiros apresentou, na tribuna, dados da cobertura vacinal. Ele disse que no Brasil, entre 2015 e 2020, a vacinação caiu de 97% para 75%, voltando a um patamar da década de 1980. “A ONU recomenda um mínimo de 90%”. No mesmo período, disse Tadeu Calheiros, a cobertura vacinal do Recife, avaliada no terceiro Relatório Quadrimestral de 2021 foi: vacina Penta - 56,76%; Pneumo - 61,95 %; Pólio - 58,80 % e Tríplice Viral - 64,94%. “Em muitos casos, ela foi 10% abaixo do que a média nacional, o que é vergonhoso”.

Ainda de acordo com vereador, as campanhas de vacinação comprovam que em 2021, a Prefeitura do Recife destinou pouco mais de R$ 1 milhão para as campanhas, o que dá menos de 2% do orçamento da propaganda. “Esses adjetivos precisam ir para dentro da Prefeitura do Recife. O nosso prefeito em exercício pode, inclusive, levar para o Executivo esses assuntos que falamos aqui”.

O vereador afirmou que ao mesmo tempo em que a Prefeitura do Recife “dá pouca atenção ao tema que debatemos”, há projetos de lei Ordinária tramitando na Câmara Municipal do Recife, que tocam “nesta tecla”. E citou o PLO 74/2022, de sua autoria, que institui a "Semana de Vacinação nas Escolas" nas instituições públicas e privadas do município, que pode ocorrer semestralmente. “O objetivo do projeto é ampliar a cobertura vacinal. As escolas deverão avisar às famílias com cinco dias de antecedência sobre a visita dos agentes de saúde que irão aplicar as vacinas e orientar que os estudantes levem seus cartões de vacina”, disse. O PLO ainda está aguardando o parecer das Comissões de Saúde, de Educação e de Justiça.

Tadeu Calheiros lembrou ainda que vários requerimentos, também de sua autoria, trataram de vacinação: requerimento 11604/2021, que solicitou audiência pública sobre “Os Desafios da Vacinação na Primeira Infância no Recife”, no dia 24 de novembro de 2021; requerimento 14585/2021, com indicação à Secretária de Saúde do Recife a fim de instituir a obrigatoriedade da distribuição de material informativo acerca da vacinação na primeira infância para os pais e responsáveis no ato da matrícula das crianças nas escolas públicas e privadas no município do Recife.

E ainda: requerimento 14583/2021, com indicação à Secretária de Saúde do Recife a fim de disponibilizar polos de vacinação para a primeira infância com horário de funcionamento à noite, bem como aos sábados. E o requerimento 1660/2022, com indicação ao prefeito da cidade do Recife para que seja promovida uma ação de vacinação infantil itinerante, tal como já ocorre com aplicada contra a covid-19.


Em 18.04.2022.