Alcides Cardoso questiona transparência de gastos com viagens da Prefeitura

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (17), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) criticou os gastos com viagens e cobrou mais transparência com as informações acerca dessas questões. Ele ressaltou ter apresentado à Casa de José Mariano o projeto de lei de número 117/2022, que institui a obrigatoriedade de os Poderes Executivo e Legislativo municipal divulgarem informações detalhadas a respeito dos deslocamentos aéreos realizados sob suas responsabilidades.

"O que quero abordar aqui é a falta de transparência sobre os gastos e as motivações desses deslocamentos do gestor e da sua equipe. Essa é uma questão que vai além do embate político que surge do questionamento simples de que o chefe do Executivo passa muito tempo fora da cidade que deveria zelar", criticou o vereador. 

Alcides Cardoso explicou o projeto de lei de sua autoria.  "Na minha proposta, a gestão terá que informar de forma individualizada depois de 30 dias da execução das despesas com essas viagens, os nomes dos passageiros, os cargos e a lotação deles, as datas das viagens, os destinos, os valores das passagens, as empresas responsáveis pela prestação do serviço de deslocamento e as suas motivações.

Em aparte, o vereador Osmar Ricardo (PT) teceu críticas ao que chamou de falta de informações com relação a serviços públicos. “Cadê a placa para dizer o início da obra? Cadê a placa para dizer quanto custa aquela obra e o tempo [de duração] da obra?”, questionou.

Por sua vez, o vereador Zé Neto (PROS) defendeu a Prefeitura destacando que o Portal da Transparência institucional é comumente reconhecido pela clareza nas publicações . “Todos nós sabemos que o Recife é um exemplo na questão da transparência das contas públicas, é só olhar os jornais. O Recife é referência. O prefeito João Campos  tem trabalhado diuturnamente para melhorar a cidade do Recife, isso é visível para todos”, destacou.

Em 17.05.2022