Almir Fernando comemora Dia Municipal do Trabalhador da Construção Civil

Eles são vários na mesma profissão: pedreiro, mestre de obras, armador, carpinteiro, encanador, pintor, eletricista, soldador, entre outros. Juntos, compõem uma das maiores categorias profissionais que constroem, urbanizam e contribuem para o desenvolvimento do Recife. Para homenageá-los, o vereador Almir Fernando realizou reunião solene, na tarde desta quinta-feira (19), dentro das comemorações do Dia Municipal do Trabalhador da Construção Civil. A data está prevista na lei municipal número 18.632/ 2019, que foi originada num projeto de lei de autoria do parlamentar.

A solenidade, que destacou 25 profissionais e instituições representantes da categoria com a entrega de um diploma, foi presidida pelo vereador Zé Neto (Pros). Ele compôs a mesa com o vereador autor da homenagem; com a representante dos homenageados, Débora Viana; a ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, identificada apenas como Dulcilene; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Pernambuco, Reginaldo José Ribeiro. O vereador Zé Neto convidou a todos para ouvir e acompanhar a execução do Hino Nacional.

A Lei municipal 18.632/19 foi sancionada em 30 de setembro de 2019 e publicada no Diário Oficial do município do dia 1º de outubro de 2019. Ela institui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife o “Dia Municipal do Trabalhador da Construção Civil” e prevê que a data será celebrada anualmente com ações direcionadas principalmente aos temas de conscientização da categoria sobre a importância da utilização de equipamentos de proteção individual para prevenção de acidentes de trabalhos; e saúde e qualidade de vida.

Ao ocupar a tribuna o vereador Almir Fernando lembrou que é autor de diversos projetos de lei que valorizam e distinguem categorias profissionais. “Alguns projetos já viraram lei, como é o caso da lei que homenageia os trabalhadores da construção civil. É importante fazer esta ação, pois esta é uma categoria que precisa desse reconhecimento. Só sabe o que passa na construção civil quem é trabalhador do ramo ou é do sindicato, que luta por melhores condições de trabalho”. Ele disse que a construção civil é a área que mais tem capacidade de elevar a taxa de emprego de uma cidade, e de renda da população, seja a curto ou a médio prazo, pois sua competência de absorver mão de obra é muito grande.

“Nesse sentido, isso diminui significativamente as taxas de desemprego nos momentos em que a economia não anda bem. No entanto, para isso acontecer, deve haver incentivos governamentais que elevem a demanda por produção, o que traz como consequência o aumento dos produtos e dos serviços interligados à construção civil. São produtos como pedras, parafusos e acessórios, areia, tintas, madeiras e tijolos que são vendidos em larga escala, fazendo com que as empresas produzam mais, resultando na promoção de emprego e de renda aos trabalhadores”, afirmou.

Almir Fernando ressaltou que o ramo da construção civil é responsável por fabricar casas, prédios, aeroportos, estádios, portos, faculdades e escolas, bem como por construir estradas e uma infinidade de obras que impulsionam a economia brasileira e a sociedade, enaltecendo o bem-estar da população, além de proporcionar melhores condições de vida. “Portanto, tendo em vista a importância da construção civil no processo de crescimento do país, não poderíamos deixar de homenagear as pessoas responsáveis por executar os serviços nas obras de construções, ou seja, os trabalhadores que atuam arduamente em prol do crescimento do Brasil, desenvolvendo papel fundamental na evolução das cidades e no crescimento econômico”.

Após o discurso, Almir Fernando, fez a entrega dos certificados. Em seguida, Débora Viana, que representou todos os homenageados, foi convidada a fazer o discurso de agradecimentos. “Quero enfatizar a importância de nossa profissão para o desenvolvimento de uma sociedade. Todos os trabalhadores que formam a categoria têm contribuído de alguma forma para a urbanização da cidade. E nós, os arquitetos, temos a obrigação de projetar um lugar acessível e inclusivo”, disse.

A ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Pernambuco, Dulcilene, também ocupou a tribuna da Câmara Municipal e fez suas colocações. “Esta homenagem não é para o sindicato ou para os diretores, mas para todos os trabalhadores que um dia já foram chamados de cossacos de obras e hoje são chamados de operários. Operários, sim, como devem ser chamados e reconhecidos. Quero aproveitar para pedir aos vereadores que coloquem como prioridade, nas leis orçamentárias de 2023, um investimento no setor da construção, pois  a cada operário empregado no setor são empregados outros nove operários de outras categorias. Portanto, fazemos parte de um setor que gera empregos. Aproveito ainda para pedir um requerimento para que exija o cumprimento das normas de segurança de trabalho”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Pernambuco, Reginaldo José Ribeiro, foi o terceiro convidado a falar. Ele comentou que a sua antecessora à frente do Sindicato, Dulcilene, foi uma presidente exemplar e que, no início, ela teria enfrentado preconceitos por ser mulher numa categoria majoritariamente masculina. Mas que foi justamente Ducilene, segundo ele, quem obteve muitas conquistas trabalhistas para os trabalhadores. Reginaldo José Ribeiro também contou das dificuldades enfrentadas por ele na época em que trabalhava nos canteiros de obras; e relatou o seu ingressos na luta sindical. “Hoje estou à frente do Sindicato e em nome de toda diretora, quero agradecer pela homenagem municipal. Estamos de parabéns todos os presentes”. No final, o presidente da reunião, vereador Zé Neto, convidou a todos para ouvir o Hino da Cidade do Recife.

Estes foram os homenageados:

ANDERSON VIANA TRAJANO DO NASCIMENTO –  ELETRICISTA;

ANTÔNIO MARCOS DO NASCIMENTO – PEDREIRO;

CRISTIANE GONÇALVES RAMOS DA SILVA – ARQUITETA;

DANIEL JOSÉ DA SILVA - MESTRE DE OBRAS;

DÉBORA VIANA – ARQUITETA;

DULCILENE;

EDNALDO CELESTINO – PEDREIRO;

EDUARDO DO MONTE – PEDREIRO;

ELI JOSÉ FERREIRA – MARCENEIRO (Representado pela filha Eliane);

EPITÁCIO NUNES DA SILVA FILHO – PEDREIRO;

ERIKSON GUEDES DOS SANTOS SILVA – ELETRICISTA;

FERNANDO JOSÉ DOS SANTOS – PEDREIRO;

IVANILDO JOSÉ DA SILVA – PEDREIRO;

JAIRO LEMOS DE SOUZA – PEDREIRO;

JOÃO BATISTA – PEDREIRO;

JOSÉ RAMIRO CORDEIRO DA SILVA – PINTOR;

LEONARDO TRAJANO DA SILVA – AJUDANTE DE PEDREIRO;

NEILTON BARBOSA - PEDREIRO

LUCIANO CELESTINO – PEDREIRO;

MARCONDES TRAJANO DA SILVA – PEDREIRO;

MESSAQUE FERREIRA DA SILVA – PINTOR;

SINDICATO DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE PERNAMBUCO – REPRESENTANDO PELO SENHOR REGINALDO JOSÉ RIBEIRO;

TOMAS MARCOS DA SILVA – AUXILIAR DE PEDREIRO

UBIRATAN PAULO DE CASTRO – ARQUITETO,

JOSUÉ RIDRIGUES DE SOUZA- PEDREIRO.

 

Em 19.05.2022.

.