Audiência Pública analisa resultado fiscal do primeiro quadrimestre de 2022
Segundo Márcio Carvalho, em cerca de seis meses, a taxa de juros quase que dobrou reduzindo a atividade econômica no tempo presente, sem impacto sobre o nível dos preços atual da economia. “Pernambuco vem mantendo uma tendência de crescimento acima do apresentado pelo Brasil nos últimos 16 trimestres, apresentando crescimento superior à média dos países do OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico composta por 37 países que trabalham juntos para compartilhar experiências e buscar soluções para problemas comuns) por seis trimestres consecutivos. Contudo, esse ciclo foi modificado nos últimos dois trimestres. Depois da pandemia recomeça a retomada de crescimento e Pernambuco tem um PIB acima de alguns países do OCDE”.
De acordo com os slides apresentados, a indústria de Pernambuco segue com um desempenho superior ao nacional nos últimos 24 meses, apesar da queda nacional do período. Em março de 2022, o Estado apresentou um índice de crescimento acumulado de 105,82, valor ligeiramente inferior ao apresentado pelo Brasil (106,88). Já em relação aos empregos formais no Recife, Márcio Carvalho ressaltou que a capital pernambucana apresenta destaque em relação às outras capitais brasileiras com a melhor posição do nordeste, na criação de empregos por habitantes (0,303). “Recuperando as perdas de emprego na pandemia com um resultado acumulado de mais de 34 mil vínculos formais criados no fechamento do primeiro trimestre de 2022”.
Sobre a arrecadação dos impostos do Recife, o secretário executivo pontuou que a Prefeitura tomou uma série de medidas para melhorar a eficiência da arrecadação. “Colocamos também no portal a possibilidade do contribuinte pagar suas taxas por meio de PIX facilitando a vida do cidadão recifense. Com a arrecadação dos principais impostos (ISS, IPTU, ITBI, ICMS,IPVA e FPM) perfazendo um total de R$ 196,16 milhões de reais, em comparação ao primeiro quadrimestre de 2021”.
Em relação aos resultados fiscais da Prefeitura referentes ao primeiro quadrimestre, Márcio carvalho disse que já foram executadas 40% das receitas do total previsto para este ano. “Já as despesas foram em torno de 29%. Percebemos um crescimento em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado com 12,42% das receitas 13,33% das receitas totais. Isso faz com que a gente apresente um resultado primário positivo de R$ 619 milhões de reais, quando a gente faz a receita primária menos a despesa primária”.
Os limites constitucionais de educação e saúde foram áreas também citadas na apresentação do governo municipal. A Constituição prevê que o município precisa gastar com a educação no mínimo de 25% no exercício. Esse limite vem sendo cumprido todos os anos. “De janeiro até abril de 2021, foi de 15,01%. No mesmo período de 2022 foi de 15, 83%. Na saúde, o limite constitucional é de 15% e todos os anos a gente supera com folga esse limite de despesas com saúde. Em 2021 foi 21,76%, enquanto esse ano foi de 18,21%”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 30.05.2022