Câmara do Recife celebra o Dia do Gari

“Feche os olhos e imagine uma cidade sem garis. É impossível”. Com frases como estas o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou a importância do trabalho de homens e mulheres que atuam na limpeza urbana do Recife. Ele foi o autor da proposição que promoveu, na Câmara Municipal, uma reunião solene para homenagear a categoria pela passagem do Dia do Gari, celebrado nesta segunda-feira (16). O plenário ficou repleto de profissionais e 17 receberam certificados.

A Mesa da solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e contou com a diretora-presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Marília Dantas, além do diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana, locação de Mão de Obra, Administração de Imóveis, Condomínios e Edifícios Residenciais e Comerciais de Pernambuco (Stealmoaic), Glauber Henrique.

O vereador Rinaldo Junior enalteceu o trabalho realizado pelos profissionais da limpeza urbana. Disse que o Recife possui mais de três mil pessoas nessa área, que realizam um trabalho fundamental que resulta em saúde e qualidade de vida da população.

“O trabalho de vocês é belíssimo. Moradores e moradoras reconhecem o quanto vocês são importantes”, celebrou. “Esse trabalhador acorda cedo, muito cedo, deixa a sua família, pega o seu ônibus, sua bicicleta, seu carro, sua moto para chegar ao trabalho. Percorre toda a sua rota. Limpa a sua área. Eu sou testemunha da dedicação que vocês têm”. O parlamentar lembrou que é comum acompanharmos garis que trazem alegria, distribuem sorrisos e outros cantam enquanto trabalham.

Mas, lembrou também que, em paralelo a importância da atuação desses profissionais, ainda há muito preconceito e uma luta por mais respeito e visibilidade. “Quantas vezes essa categoria se uniu para defender seus direitos?”, perguntou. “Uma das maiores greves ocorreu em 2012. Eu sinto que o gari tem compromisso com a sua cidade e com os seus direitos”, afirmou Rinaldo Junior. Em seguida, ele entregou certificados a 17 profissionais da limpeza urbana.

Visivelmente emocionado o diretor do Stealmoaic, Glauber Henrique, ocupou a tribuna e fez as suas considerações, agradecendo a homenagem e exaltando o papel dos garis. Recordou o tempo em que desempenhou a função, da mesma forma que o seu pai, já falecido, Márcio Fernando, que trabalhou na limpeza urbana por mais de 30 anos. “Meu pai me ensinou a ser gari também e a trabalhar com satisfação”, disse.

Lembrou, ainda, e prestou homenagem a outros três profissionais que faleceram e integravam o sindicato. Disse, então, que José Rogaciano Rogério Fernandes e Rogério Brito também são exemplos de luta. “Todos os dias o gari sai de casa cedinho, deixa a família e sente prazer em deixar a cidade limpa. A gente fica satisfeito quando vê um morador agradecer pelo nosso trabalho”, concluiu;

A presidente da Emlurb, Marília Dantas, falou em nome da Prefeitura e disse que tais profissionais são indispensáveis para a manutenção da limpeza da cidade. “A Prefeitura da Cidade do Recife expressa o mais profundo reconhecimento ao trabalho realizado por vocês, que estão aqui representados”, exaltou.

De acordo com ela são cerca de três mil pessoas que atuam na limpeza e coleta na capital pernambucana, sendo 2.300 garis. “São profissionais de grande importância, sem os quais o dia a dia na cidade se tornaria inviável. Ninguém consegue imaginar como seria os nossos dias sem os garis”, afirmou.

Marília Dantas destacou que todos os dias, são recolhidas quase mil e quinhentas toneladas de resíduos sólidos na cidade, o que resulta em 45 mil toneladas por mês. Também lembrou que o trabalho realizado compreende desde a coleta de lixo nas residências, até a limpeza de ruas, praias, praças, parques, cuidado com gramados, jardins, lavagem e desinfecção das vias públicas.

“Os garis ultrapassam distâncias, faça chuva ou faça sol”. ressaltou. “Devemos no lembrar dos garis todos os dias, não só quando a coleta atrasa ou quando nos deparamos com um foco de lixo. Eles estão em todos os lugares para garantir uma cidade mais limpa e humanizada”.

 

Em 16.05.2022