Câmara do Recife homenageia agentes do Detran

No período mais rígido da pandemia, eles estavam nas ruas organizando o trânsito para facilitar a passagem das ambulâncias, criaram drive- thrus de vacinação para atender aos mais vulneráveis. Salvaram vidas. O reconhecimento por estes trabalhos realizados pelos agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) foi prestado pela Câmara Municipal do Recife, nesta quinta-feira (12), através de uma reunião solene promovida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Os profissionais lotaram o plenário e as galerias na solenidade presidida pelo vereador Zé Neto (PROS).

A Mesa dos trabalhos foi composta também pelo gerente de fiscalização do Detran, Paulo Paz; pelo agente do Detran, Daniel Geraldo, e a gerente da Diretoria-geral de Recursos Humanos, Francisca Kika. Inicialmente, foi transmitido aos convidados e presentes no evento um vídeo sobre o trabalho realizado pelo Detran. Além disso, a banda marcial Maurício de Nassau, da Escola Municipal Antônio Farias Filho fez uma apresentação musical. 

A vereadora e autora do requerimento que homenageia os agentes de trânsito, Ana Lúcia, ressaltou o trabalho feito pelos profissionais, sobretudo durante o período mais rígido da pandemia do coronavírus. “No início da pandemia, o Detran criou um drive-thru em Recife para que idosos fossem vacinados contra a gripe sem precisar sair do veículo. Eles realizaram drive- thrus em escolas, com objetivo de amenizar a falta que o ambiente escolar fazia nas vidas dos alunos e auxiliaram na campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Também realizaram uma blitz, destacando mais segurança no trânsito com mulher na direção, e ainda conseguiram prestar uma homenagem às mães, distribuindo rosas para mulheres condutoras de veículos”, destacou.

A parlamentar ressaltou que os homenageados enfrentaram dificuldades e perdas pessoais, mas não deixaram de servir a população. “Aqui estão reunidas pessoas que com certeza viveram momentos de tensão e intensa tristeza, mas ainda assim, continuaram trabalhando, não apenas pelo salário, mas por se perceberem parte de um exército que lutava para salvar vidas. Pessoas que talvez tenham perdido parentes e amigos para a covid -19, mas que, ainda assim, continuaram trabalhando nas ruas, facilitando o trânsito para ambulâncias, dando suporte à vacinação de idosos acamados, distribuindo álcool em gel e máscaras, entre outras tantas atividades que foram realizadas pelos agentes de trânsito. Algumas, inclusive, em parceria com o Samu”, reconheceu.

Em seguida, a tribuna da Casa foi ocupada pelo gerente de fiscalização do Detran, Paulo Paz,  que agradeceu e destacou o ineditismo da homenagem. “Pela primeira vez na história dos 52 anos do Detran os servidores deste órgão estão sendo prestigiados com uma sessão solene com um valor grandioso para o servidor público, que é o simples reconhecimento desse imenso serviço prestado à sociedade”. Ele também pontuou a atuação dos agentes durante a pandemia. “Naquele momento lutamos contra um inimigo invisível de diversas maneiras, como o bloqueio viário, drive-thru, e também nos preocupamos com as pessoas idosas que não tinham condições de ir de carro e passamos a parar os ônibus públicos e vacinarmos também os idosos que se encontravam dentro dos ônibus”.

Paulo Paz lembrou e prestou homenagem a um agente do órgão que faleceu durante a pandemia: Ricardo José de Andrade Neves. “Tivemos muitas baixas durante este período, um companheiro muito ciente de suas comorbidades e limitações não se absteve em nenhum momento de servir ao povo pernambucano, sendo um exímio servidor. Ricardo José de Andrade Neves, onde quer que esteja, fique ciente de que todo o seu esforço foi e é reconhecido por nós. Diante de todo o exposto e das limitações existentes, continuaremos cumprindo o nosso dever de servir. Parabéns a todos pelo excelente trabalho de representação da vida”. 

Já o agente do Detran, Daniel Geraldo, que representou os homenageados na Mesa, salientou que venceram muitas lutas. “Eu aprendi no curso de história que o maior triunfo de um vencedor é contar a sua história. Aqui em cima eu me sinto mais que um vencedor, porque foram momentos tenebrosos, de medo, e agora estamos aqui para contar a nossa história, não só a minha, mas a dos agentes de fiscalização do Detran que vai ser narrada e registrada aqui”. 

Ele aproveitou a ocasião para pontuar a importância do papel de fiscalização do trânsito como redutor de acidentes e, possivelmente, de mortes. “O Brasil tem um trânsito mortal, o custo é muito alto para o Estado, as famílias são dilaceradas, as sociedades ficam sequeladas. Cada ação nossa em que tiramos do volante, uma pessoa não habilitada ou uma pessoa que ingeriu bebida alcoólica, estamos preservando a vida, a sociedade e isso é gratificante para mim. O grande problema é que diante desse nosso papel, a sociedade não enxerga com unanimidade. Ela não consegue ver nas operações de fiscalização de trânsito que estão sendo protegidas. Cada condutor-infrator retirado da condução está preservando vidas”. 

Ao final da solenidade, o vereador e presidente da Mesa, Zé Neto, parabenizou a iniciativa da vereadora Ana Lúcia. "Uma homenagem justa e merecida a todos os agentes do Detran”. 

Em 12.05.2022